Todos querem um ano novo neste Natal

Buscar
Publicidade

Marketing

Todos querem um ano novo neste Natal

Pressionados pelo cenário econômico, consumidores fecham o bolso e buscam ofertas, indústria e varejo tentam esvaziar estoques e todos esperam o fim da crise política e o início da retomada do crescimento


9 de novembro de 2015 - 1h07

Por Bárbara Sacchitiello e Fernando Murad

No que dependesse do job description e da boa vontade do Papai Noel, o final de 2015 seria com presentes para todo o mercado. No entanto, recessão econômica, recrudescimento da inflação, desemprego, queda da massa salarial, altas taxas de juros, desvalorização cambial e crise política mostram que muitos não se comportaram bem, e restou ao bom velhinho entregar um baita abacaxi para anunciantes, agências e mídia descascarem neste Natal.

Antecipado pela Black Friday, o principal evento do calendário comercial do País promete ser movimentado, especialmente no e-commerce, mas não será capaz de reverter o resultado do ano. Com consumidores cada vez mais críticos e agora com o poder de compra abalado, as equipes de marketing terão um desafio extra para converter a necessidade ou o desejo dos clientes em compra — e também preservar o relacionamento num momento de dificuldade.

Do lado das agências, prevalece a esperança de que o último bimestre possa dar um pouco de fôlego ao ano abatido pelas incertezas econômicas. A movimentação dos clientes para a realização de ativações, campanhas e ações promocionais para a Black Friday e Natal já começaram, mas a empolgação não deve ser a mesma de anos anteriores.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição 1685, de 9 de novembro, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira