Marketing
Brasileiros não confiam na Black Friday
Levantamento do SPC Brasil mostra que 44% dos consumidores vão pesquisar se descontos oferecidos no dia 27 são reais
Levantamento do SPC Brasil mostra que 44% dos consumidores vão pesquisar se descontos oferecidos no dia 27 são reais
Meio & Mensagem
24 de novembro de 2015 - 3h42
A Black Friday, data comercial que começou nos Estados Unidos e traz grandes descontos para os consumidores, vai acontecer nesta sexta-feira, 27. Contudo, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 44% dos brasileiros que pretendem aproveitar o dia para fazer compras vão fazer pesquisas para verificar se os descontos anunciados são reais.
Mais de metade dos compradores da BlackFriday (54%) também vão pesquisar para descobrir as lojas com melhores preços. Sobre as compras feitas em 2014, 87% dos entrevistados acreditam que elas valeram a pena. 35% de todos os consumidores entrevistados pretendem comprar na sexta edição do evento no Brasil e outros 49% afirmaram que não têm certeza se vão comprar – mas que, se encontrarem uma boa oferta, não as deixarão passar. Os 16% restantes estão decididos a não comprar no evento, seja por falta de dinheiro ou por descrença em relação aos descontos praticados
Mesmo com a crise econômica, 34% dos entrevistados pretendem comprar mais produtos neste ano do que no ano passado, e 22% pretendem gastar mais.
Os itens mais procurados serão roupas (33%), calçados (28%) e celulares (27%) e, considerando somente os consumidores que irão fazer compras este ano, o gasto médio será de R$ 1007 – no ano passado, esse número foi de R$ 856. Os lugares de compra mais mencionados são os sites nacionais (61%) e o shopping center (36%).
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