Higiene e beleza: retração histórica

Buscar

Higiene e beleza: retração histórica

Buscar
Publicidade

Marketing

Higiene e beleza: retração histórica

Setor teve queda real de 6% sobre 2014, segundo Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec)


14 de janeiro de 2016 - 8h00

A imagem – nada bela – que vinha se desenhando mês após mês ao longo de 2015 se confirmou: a indústria de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos registrou ano passado uma retração histórica.

O setor que nos últimos anos crescia a duplo dígito teve queda real de 6% em 2015, em relação ao ano anterior. Segundo João Carlos Basilio, presidente executivo da Abihpec, os motivos foram a alta carga tributária, cenário político instável, crise hídrica e a mudança de hábitos do consumidor provocada por ela (a obrigação de tomar banhos mais curtos, por exemplo).

Este ano, o cenário não deve mudar muito. Basilio acredita que o aumento do IPI em 2015 começou a ter impacto no bolso dos consumidores a partir de maio e que esse processo se acentuará em 2016. Em comunicado, ele exemplifica: No Paraná, por exemplo, haverá um aumento da carga tributária de 108% para protetor solar. Em Minas Gerais, de 125% para creme dental e de 50% para itens básicos, como sabonete e papel higiênico”, afirmou.

Quanto aos empregos gerados pelo setor, houve estabilidade até maio, mas a queda de faturamento resultante do aumento de IPI provocou demissões nos demais meses do ano, levando a uma queda de 2%. O efeito batom não é mais o mesmo.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    No Brasil, percentual já é de 70% do orçamento e companhia explora suas vertentes com cautela e pensamento estratégico, segundo Aude Gandon, chief marketing and digital officer global

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia