Comunicação 360 graus

Buscar

Ponto de vista

Publicidade

Comunicação 360 graus

Andre Dias
23 de maio de 2011 - 11h03

Para não ser mais uma no mercado – cada vez mais acirrado – ou mesmo sobreviver num futuro próximo, as agências de publicidade e áreas de marketing das empresas terão de rever alguns conceitos. É preciso ser mais ousado, fazer campanhas com mais conteúdo, investir em mídias alternativas e deixar de concentrar o poder de fogo em determinados períodos. Seria como se uma universidade focasse todos os seus esforços apenas no período do vestibular. Trazendo a lição para dentro de casa, seria como se nós aqui da BASF concentrássemos nosso investimento no momento de decisão de compra de insumos por parte do produtor rural, antes do início das safras. Não dá mais.
E como fazer mais ações – mais completas e capilarizadas – se, em contrapartida, os budgets estão, em muitos casos, bem mais enxutos? É justamente aí que o quesito criatividade entra. Não estou falando somente da criatividade dos diretores de arte; ela deve estar no job description de todos os profissionais da área. Desde os atendimentos, que devem ter o faro mais apurado acerca das informações coletadas e especificidades dos clientes, como dos mídias, que podem encontrar outras formas de inserção. Em alguns casos é possível ser mais focado, afinal o mercado editorial, televisivo, radiofônico e especialmente a Internet tem contribuído para uma segmentação de mercado tão grande que já é possível encontrar espaços publicitários diferenciados, por valores bastante convidativos.
Mudanças também devem ocorrer nos departamentos de marketing das empresas, que precisam estar abertos a essas mudanças e possíveis sugestões ainda impensadas.
Não gosto muito de jargões, mas creio que aqui um se encaixe bem: seria a realização da chamada “Comunicação 360º” que, a partir de agora, então, também deve ocorrer nos 365 dias do ano.
A tarefa pode não ser fácil, mas é necessária.
Boa semana a todos!

* André Dias é diretor de marketing da Unidade de Proteção de Cultivos para o Brasil da Basf

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”