A Geração G, dos Games

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Ponto de vista

A Geração G, dos Games


7 de junho de 2011 - 1h52

Acabei de conhecer um novo aplicativo para celular interessantíssimo que foi lançado essa semana para aparelhos Android (lançamento para iPhone previsto para Julho). Trata-se do VuHunt, ou o que estão chamando de “o futuro Fourquare” (explicado abaixo).

Esse aplicativo combina geolocalização real, seus interesses pessoais, com conceito e ações de game. A idéia é permitir que os usuários possam competir com seus amigos para conquistar territórios no mundo real. Uma forma de registrar os lugares por onde você passa, ganhar pontos, recompensas e se divertir com seus amigos, ou novos amigos com interesses comuns, conquistando espaços. Além disso as pessoas disponibilizam fotos dos lugares por onde passam e podem responder a um jogo de perguntas e respostas ganhando mais pontos. Esses roteiros acabam funcionam como verdadeiros guias turísticos. O aplicativo também foi desenvolvido para reconhecer automaticamente os lugares que estão expostos nas fotos.

Video de como funciona:

Esse é um dos exemplos de um conceito novo de engajamento, o ˜gamification˜. Ou seja, uma maneira de deixar a interface do seu site, do seu conteúdo, muito mais interativa e interessante através de conceitos de games.

O grande sucesso desse conceito é o próprio Foursquare (www.foursquare.com), uma rede de relacionamento baseada em geolocalização. Quando você chega em algum lugar o usuário pode dar um ˜checkin” no endereço, avisando a sua rede de amigos que está presente naquele local. O bacana, assim como o VuHunt, é que as pessoas podem deixar recomendações e dicas nas paginas dos estabelecimentos. Os usuários da rede são reconhecidos por ˜badges˜ (distintivos) quando dão checkings em determinados horarios, se são os primeiros em algum lugar, se cumprem um certo volume de checkings e etc, estimulado uma competição por quem tem o maior numero de distintivos. Além disso, quem mais frequenta um determinado local recebe o nome de “mayor” (prefeito do estabelecimento) e tem o poder de editar as informações do local.

Varias empresas tem entrado no jogo e oferecido premiações e mimos para os “mayors” de seus estabelecimentos. Muito similar aos programas de relacionamento já conhecidos há alguns anos, o Foursquare permite que as empresas prestigiem seus clientes assíduos ou estimulem o compartilhamento de checkings em seus endereços.

No começo desse ano a rede social registrou seis milhões de usuários e um crescimento de 3400% no número de check-ins em 2010. Veja mais clicando aqui.

A Ikea, uma das maiores varejistas de móveis do mundo, também usou o conceito de ˜gamification” para chamar a atenção para o lançamento de um das novas lojas da Suécia. Antes de abrir a nova loja na cidade, a varejista resolveu lançar um site para que as pessoas pudessem espiar em primeira mão as novidades da loja através de um sistema similar ao Google Street View, chamado de ˜Store View”. Porem o que foi inusitado era que por trás das imagens do vídeo haviam mensagens que premiavam os internautas com moveis novos. Mesmo antes de abrir, a loja já era um sucesso.

Veja o vídeo: http://demo.fb.se/pr/ikea/store_view/

A Gartner, instituto de pesquisa de marketing, faz previsão que até 2014 mais de 70% das 2.000 maiores empresas de todo o mundo terão pelo menos uma aplicação no formato de games.

Aliás, o mercado de games em geral é algo que está crescendo muito no mundo e no Brasil. Segundo pesquisa da Real Games e Newzoo em 10 paises, o Brasil conta com 35 milhões de usuários de jogos digitais, sendo o 4o maior mercado do mundo neste segmento. Surge uma nova mídia para as empresas apresentarem seus produtos/ serviços dentro dos próprios jogos.

De fato o real e o virtual juntos podem trazer resultados sensacionais, ainda mais aliados a paixão das pessoas pelos jogos, ampliando a experiência de uma marca com seus clientes através de: recompensas e reconhecimento, capacidade de oferecer entretenimento, informação, conteúdo e criar conexões entre pessoas com interesses comuns.

* Andréa Dietrich é responsável pelo núcleo digital do Grupo Pão de Açúcar

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