Conteúdo na pauta de 2014

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Ponto de vista

Conteúdo na pauta de 2014


4 de fevereiro de 2014 - 2h59

Entra ano e sai ano e o tal branded content continua na pauta das tendências quentes para o marketing. Para 2014 esse assunto ganhará ainda mais peso com as transformações que estamos passando em nossos modelos de publicidade, a competitividade acirrada em meses pré-Copa do Mundo e com o crescimento exponencial do digital.

Segundo o Content Marketing Institute (CMI), fechamos 2013 com o marketing de conteúdo na pauta da maior parte dos marqueteiros e com uma visão clara de crescimento nos investimentos nesse segmento nos próximos anos. Então, para não errar na fórmula, seguem as cinco grandes tendências do marketing de conteúdo para este ano segundo o instituto:

1. Remodelar a estrutura de marketing para que o conteúdo ganhe a sua devida atenção e foco. Ter uma equipe estruturada para desenvolver, distribuir e avaliar o resultado das ações de content marketing passa a ser cada vez mais necessário e estratégico. Uma equipe que pensa como jornalistas, que entenda de digital e suas métricas de performance e que pense e aja com agilidade. Fácil, não? Essa é uma das frentes que veremos mais em 2014 visando uma ativação mais eficaz com seu público-alvo;

2. Nao adianta trabalhar o conteúdo se ele não aparece de forma customizada em cada plataforma digital. O consumidor busca conteúdo em todas as tecnologias que possui acesso como computador, mobile, tablet, nas redes sociais. O desenvolvimento de plataformas responsivas, adaptadas a cada tela, mais do que uma tendência, é um movimento necessário na distribuição de conteúdos e numa estratégia de digital;

3. Na hora de produzir conteúdo são os mais bem elaborados, com profundidade editorial, que terão destaque. Graças ao novo código do Google, o contexto e a linguagem coloquial, por exemplo, serão levados em consideração na apresentação do resultado de buscas. Sua performance no Google terá muito mais sucesso através de um conteúdo mais bem elaborado ao invés de 100 conteúdos rasos e pobres, dando um basta as content farms;

4. Na hora de distribuir o conteúdo pensar em clusters e segmentações será uma premissa. Estamos falando de ser relevante e ser relevante é falar no um a um. Sai a produção em massa e entra a produção de conteúdos nichados e mais assertivos. Movimentos de segmentação nas plataformas são cada vez mais vistos como a nova newsfeed de Twitter, do Instagram, entre outros;

5. Para começar a trabalhar marketing de conteúdo pense como um jornalista e aja com foco em resultados como um marqueteiro. Fale com consumidores, com a equipe de vendas, mergulhe nos dados. Entendendo o que faz a diferença para seu consumidor, produzir uma história, um conteúdo relevante, vai ser muito mais fácil.

Esse infográfico é um excelente resumo para entendermos melhor.
 
E, para tudo isso, vale lembrar que produção requer bastante investimento. Como equilibrar o orçamento, que na realidade das grandes empresas, não cresce ano a ano? Surge um outro tema que vem para complementar tudo isso, o Lean Advertising, ou seja, a propaganda enxuta.

A proposta é gastar menos buscando comunicações mais criativas, de alto impacto, com produções feitas dentro de casa e co-criadas junto de profissionais via web, e distribui-las em ambientes próprios ou em plataformas como o YouTube ao invés de seguir o processo tradicional de propaganda por compra de espaço. Vale dar uma lida em alguns exemplos ilustrados aqui.

Agora é hora de aprender e testar tudo isso. Sucesso em 2014 para todos nós.

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