Você anda satisfeito? É hora de repensar seus limites

Buscar

Você anda satisfeito? É hora de repensar seus limites

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

Você anda satisfeito? É hora de repensar seus limites

É positivo ser continuamente insatisfeito, acreditando nas possibilidades e buscando a perfeição


1 de março de 2016 - 11h06

Sabe quando você passa em uma livraria e olha as capas de livros com soluções para tudo em até três dias? Então, é porque buscamos respostas práticas para nossos anseios. Por exemplo, sonhamos em manter o nosso físico e organismo em bom funcionamento – aliás, promessa frequente de ano novo. Queremos acima de tudo, que o nosso cérebro também seja uma super máquina, criativo e uma caixa de soluções a todo tempo.

Podemos fazer uma leitura simples de nossas vidas profissionais e pessoais se compararmos ao nosso corpo. Se você o exercita, ganha músculos, força e resistência. O pensar atinge seu ponto alto quando realizamos uma tarefa colocando a mente em grande ativação para soluções fora da caixa, e melhores. Se der super certo, você ganhou tônus muscular para ir mais longe. Por exemplo, fazer clientes mais felizes com um novo jeito de atender ou oferecer um produto inédito.

E quando fracassamos em uma atividade? O que pode acontecer é nascer um outro tipo de pensar. É hora de vasculhar a mente e a alma para ver onde podíamos ter feito diferente. E geralmente encontramos a solução nesta vasculhada – que no hábito acabamos fazendo sem os devidos cuidados. Presos à nossa forma de pensar que sempre deu certo, podemos esquecer que o mundo e as demandas mudam e evoluem sem parar. É a arrogância do hábito, mas podemos exercitar a mente a não ser repetitivo, por exemplo, invertendo a ordem dos exercícios de ginástica? E se você tivesse se preparado melhor, além do que sempre faz? Ou o que acontece se você exercitar seu corpo em local diferente, ao ar livre, em um parque, inspirado pela natureza? A mente pode trabalhar diferente em cada situação.

Assim, acredito que é positivo buscar vencer nossos limites, ser continuamente insatisfeito – no bom sentido (risos) –, acreditando nas possibilidades e buscando a perfeição. Sabemos que só Deus é perfeito, mas aprofundar na busca eleva a alma. É como o exercício para o corpo.

Eu tenho uma dica! Minha receita mágica da capa de livro: saia da zona de conforto! Pense no que vai fazer hoje, lembre-se de como foi ontem nas rotinas, se chegou mais cedo ou mais tarde no trabalho, se entrou no escritório passando por um corredor diferente ou se assustou um colega fazendo pensar diferente com uma mudança inesperada na rotina. O que você esta fazendo de novo, do simples ao complexo?

Sair do hábito é também alinhar-nos com as mudanças. Não controlamos o mercado em contínua mudança, mas se avaliamos sem amarras como fazemos hoje, pensando como podemos ousar mais, inovar ou simplesmente ter um olhar diferente, teremos um corpo e um cérebro de campeões, caso contrário, medalha de lata.
Experimente trabalhar a atitude para não ser prisioneiro do hábito. Mas não deixe nunca de ser fiel aos princípios, crenças e valores. Esses são pilares que dão direção e sustentação às nossas vidas. Desta forma, estará no caminho certo para a tão aspirada transformação, para a perfeição, inovação, criação, metas ou da vitamina para realização de grandes sonhos. Pensar nisso já é um começo!

Chieko Aoki é presidente da rede Blue Tree Hotels 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Moda Olímpica: marcas apresentam uniformes das delegações

    Moda Olímpica: marcas apresentam uniformes das delegações

    Riachuelo e Puma vestirão os integrantes do Time Brasil dentro e fora das quadras, enquanto Havaianas será, mais uma vez, o calçado oficial da delegação

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências