GPR faz pesquisa dos hábitos de consumo de rádio

Buscar

Mídia

Publicidade

GPR faz pesquisa dos hábitos de consumo de rádio

Grupo dos Profissionais do Rádio conta com o apoio das emissoras para divulgação da enquete que é aberta ao público via internet

Nathalie Ursini
12 de setembro de 2012 - 7h59

Por mais que sejam 90 anos de História e o rádio seja o meio eletrônico mais antigo, a forma de consumi-lo está sempre em constante mudança e nunca houve uma verdade absoluta ou fórmula certa para gerar audiência e atrair anunciantes. Assim como tudo nos dias atuais, o rádio também se reinventa constantemente e, para desvendar tendências e entender cada vez mais os verdadeiros consumidores do produto, o GPR criou uma pesquisa sobre hábitos de consumo do meio.

“Não é um censo nacional, nem mesmo levantamento com base amostral e quantitativa”, explica Mariângela Ribeiro, uma das diretoras da entidade e também coordenadora da área de inteligência e mercado do Sistema Globo de Rádio. A pesquisa foi desenvolvida pelos profissionais da GPR com base nas experiências que têm em seus próprios veículos. É como uma enquete que está disponível na internet para quem quiser responder. “A intenção é atingir as pessoas que realmente ouvem rádio, não sair por aí perguntando quem ouve e quem não”, conta Mariângela.

Essa já é a segunda rodada de tal pesquisa – a primeira foi feita em 2009 e teve 3.900 participantes. A expectativa é conseguir o mesmo número de entrevistados neste ano. A principal questão da pesquisa é o meio rádio inserido em multiplataformas. “Se pensarmos em rádio como aparelho, teremos um sério problema”, afirma. Segundo ela, o número de pessoas que ouve rádio pelo aparelho  de som é mínima.

“O rádio é um produto em áudio que pode ser consumido em real time ou on demand. Isso por vários dispositivos que ainda confundem as pessoas, como aplicativos no celular, ou no próprio dial do aparelho telefone, pela internet, aplicativos de internet…”, explica a diretora. A intenção é perceber como a população que ouve rádio percebe e não percebe essas novas plataformas.

Divulgação
O GPR conta com o apoio das emissoras para a divulgação da pesquisa. Quem quiser pode veicular spots durante sua programação e colocar banner em seu portal convidando os internautas a responderem a pesquisa. A pesquisa estará disponível para resposta entre os dias 25 de agosto e 23 de setembro e só pode ser respondida uma vez em cada computador e o resultado estará disponível no site do GPR em outubro de 2012.

Evento
O Grupo dos Profissionais do Rádio (GPR) promove no próximo dia 25 um evento para discutir hábitos de consumo, tendências, monitoramento, marketing, e outros assuntos que envolvem o meio. O evento que acontece no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, contará com a presença de jornalistas, profissionais de rádio e TV, agências de publicidade, profissionais de marketing, anunciantes e também estudantes de comunicação. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”