Youtubers aquecem para Olimpíadas

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Mídia

Youtubers aquecem para Olimpíadas

The Zoo, novo projeto do Google, quer alcançar novos públicos para incentivar espírito olímpico


24 de agosto de 2015 - 11h13

A menos de um ano da abertura oficial da Olimpíada, no Rio de Janeiro, o Google colocou youtubers e marcas para aquecer. Seis canais que já se destacam entre a vastidão de vloggers do YouTube passam a incluir a pauta de esporte em suas produções.

Os conteúdos serão publicados nos respectivos canais e também alimentarão o portal do projeto O Brasil Inteiro Joga, que entra no ar nesta segunda-feira, 24. A plataforma é patrocinada por Visa, Nissan, Claro e Skol. Não por acaso, são marcas que também apoiam os Jogos e farão inserções de vinhetas nos trabalhos produzidos pelos youtubers.

Para colaborar nessa produção, foram escalados youtubers conhecidos, como Ana Maria Brogui, Invento na Hora, Manual do Mundo, Niina Secrets, Você Sabia? e Xafurdaria. Embora abordem temas diferentes em suas produções, publicarão um vídeo com algum assunto relacionado às 40 modalidades olímpicas todas às quintas-feiras.

Os critérios para a seleção dos canais incluem a audiência e o fato de não estarem associados à prática de esportes. “São canais com mais de um milhão de inscritos cada e acompanhados por usuários de 18 a 50 anos.

Nenhum fala de esportes porque a mídia que esses anunciantes compraram já abrange isso”, afirma Maria Fernanda Ceravolo, diretora criativa do The Zoo, departamento do Google Brasil que trabalha com agências e marcas para encontrar soluções criativas de uso dos serviços da companhia. Ela também destaca que todos têm audiência masculina e feminina.

Mariana Fulfaro, produtora executiva do Manual do Mundo, adianta que o canal manterá sua característica de ensinar, por meio de experiências, como resolver questões do dia a dia, mas participará do Brasil Inteiro Joga de uma forma não convencional.

Jogada das marcas
No projeto, Claro, Nissan, Skol e Visa farão uso das bumper ads, novo formato de vinheta de cinco segundos que a plataforma oferece aos seus parceiros.

Na avaliação de Martha Krawczyk, vice-presidente de marketing da Visa do Brasil, “esse tipo de patrocínio também diferencia nossa marca e coopera no desenvolvimento de programas que beneficiam a companhia porque leva as pessoas a migrarem seus pagamentos de dinheiro em espécie para pagamentos eletrônicos”.

Além do conteúdo feito com os youtubers, o projeto O Brasil Inteiro Joga estreará em janeiro sua segunda fase, focada em serviço e entretenimento, tendo o Google Maps como base.

 

A íntegra desta entrevista está publicada na edição 1674, de 24 de agosto, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

 

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