Com doações, Wikipédia chega aos 15 anos

Buscar

Mídia

Publicidade

Com doações, Wikipédia chega aos 15 anos

Sem vínculos com anunciantes, portal sobrevive graças à rede de 80 mil voluntários que também colaboram em sua produção


14 de janeiro de 2016 - 8h40

As enciclopédias impressas vêm perdendo força desde 15 de janeiro de 2001, quando a Wikipédia foi lançada. A possibilidade de atualização diária de forma colaborativa e sua acessibilidade fizeram do portal uma referência de informação na internet.

A Wikipédia completa 15 anos, nesta sexta-feira 15, e sobrevive graças à rede de 80 mil voluntários que colaboram em sua produção.

Atualmente o portal reúne mais de 36 milhões de artigos em 300 idiomas, com produção média de sete mil páginas novas por dia. Samantha Lien, communications associate da Fundação Wikimedia, conta que o foco atual é melhorar a experiência a partir de dispositivos móveis. “Nos próximos anos, bilhões de pessoas devem acessar nosso site. Estamos trabalhando para atender às suas necessidades”, diz.

A Wikipédia afirma ser o quinto site mais visitado da internet, com 450 milhões de novos acessos por mês. Apesar de parecer uma audiência sedutora para muitas marcas, o portal prefere manter distância. Sua receita é construída, basicamente, por doações. Em média, a Wikipédia recebe US$ 15 mensais por usuário, além de campanhas globais para angariar fundos.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”