Queda de posts originais preocupa Facebook

Buscar

Queda de posts originais preocupa Facebook

Buscar
Publicidade

Mídia

Queda de posts originais preocupa Facebook

Enquanto crescem publicações de notícias e artigos, rede social cria formas de incentivar a publicação de conteúdo mais original


8 de abril de 2016 - 11h45

Do Advertising Age

Facebook tem trabalhado para combater a queda na quantidade de compartilhamentos pessoais e originais, o conteúdo que foi, por muito tempo, o coração de sua rede social. A publicação de conteúdo de forma geral tem continuado forte, de acordo com o Facebook, mas as pessoas têm preferido postar menos atualizações sobre suas vidas conforme crescem sua lista de amigos.

A publicação de conteúdo original e pessoal – ao contrário de posts com informação pública, como notícias e artigos – caíram 21% no ano passado, comparado com o anterior, de acordo com o site de tecnologia The Information. Num comunicado oficial, o Facebook afirmou que “o compartilhamento de modo geral não só continuou forte, mas similar a níveis de anos anteriores”. Só que os 1,6 bilhões de usuários estão publicando mais informações e notícias de outros sites.

Conforme o Facebook envelhece, seus usuários vão Facebook_novonewsfeed575DIVareunindo até uma década de contatos que vão se tornando amigos. E as pessoas nem sempre se sentem confortáveis em dar um check in num bar local ou compartilhar uma piada interna, sabendo que esse tipo de atualização não é relevante para todas suas conexões. Segundo fontes internas, os funcionários do Facebook trabalhando a questão têm se referido ao problema como o “colapso de contexto”.

O compartilhamento de conteúdo pessoal tem migrado para audiências menores em plataformas como Snapchat, Instagram (que é do próprio Facebook) e outros serviços de mensagem.

Mark Zuckerberg tem falado em reuniões sobre a necessidade de inspirar compartilhamento pessoal. Uma consequência direta do pedido do CEO do Facebook é a ferramenta “Veja suas lembranças”, lançada no ano passado, que republica automaticamente memórias como fotos do Dia das Mães de 2015, por exemplo. O Facebook também tem incentivado usuários a publicar fotos e outros conteúdos recentemente acessados de seus smartphones.

Outro incentivo recente foi a abertura do Live a todos, uma ferramenta para transmissão de vídeos ao vivo – inicialmente funcional para marcas e publishers. O próprio Zuckerberg transmitiu uma mensagem encorajando usuários a publicarem vídeos sobre o que quiserem, enfatizando que mesmo coisas cotidianas, como cortar o cabelo, podem ser entretenimento se mantiver o frescor do momento. Mas de 5 milhões de pessoas assistiram ao comunicado do CEO.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura