Nasce uma star(tup)!

Buscar
Publicidade

Mídia

Nasce uma star(tup)!

Nesta terça-feira, 10, será anunciada a vencedora da quarta edição do Fischer ProXXIma Startup


9 de maio de 2016 - 14h59

MM 26 1709 Midia Proxxima.indd

34 a cada cem brasileiros têm ou planejam ter negócio próprio, o que é uma das taxas mais elevadas do mundo

O Brasil está no topo dos países que mais empreendem há muito tempo. Nos últimos dez anos, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 34 a cada cem brasileiros têm ou planejam ter negócio próprio. Isso significa uma taxa de 34,5% da população economicamente ativa (eram 23% há uma década). O Brasil supera com folga mercados como o norte-americano (cuja taxa é de 20%) e o britânico (17%). E até mesmo a China, país no qual 26,7% das pessoas são empreendedoras. Mais do que a necessidade, é a possibilidade de ser dono do próprio nariz que leva o brasileiro a apostar em negócio próprio. E esse é o objetivo do Fischer ProXXIma Startup que, à quarta edição, premiará uma das cinco startups finalistas do concurso que definiu os projetos que se apresentam no evento do ProXXIma 2016 esta semana.

Dados da pesquisa GEM apontam que, para 60,9% dos brasileiros, o medo de um eventual fracasso não é uma razão para não dar início a uma ­startup. Mas o estudo indica desafios que devem ser trabalhados e vencidos para que o mercado empreendedor evolua. Um dos grandes passos é o investimento em educação de qualidade. Outro é a transferência de tecnologia dos centros de pesquisa para o mercado, em geral. Por outro lado, o apoio financeiro disponível para as startups não satisfaz plenamente as necessidades do empreendedor, o que limita o potencial para o surgimento de novos negócios.

A despeito desse cenário, empreender é possível e as chances de se obter sucesso com um produto ou serviço é bem provável. O Fischer ProXXIma ­Startup, por exemplo, aposta em projetos voltados para as áreas de comunicação, marketing, digital e e-commerce nas categorias agências/prestadoras de serviço, plataformas, ferramenta e negócio/e-commerce. Para esta edição, as finalistas são a LeadGrid, MidiaMobi, Netshow.me, Opinion Box e 65|10. Que concorrem a um prêmio de R$ 15 mil. “Incentivar as novas empresas tem de ser uma missão de toda empresa que deu certo. Se não fizermos isso, corremos o risco de não criarmos os líderes do futuro. Estamos muito felizes que ProXXIma siga abraçando essa causa!”, afirma Bob Wollheim, curador convidado do Fischer ProXXIma Startup.

A LeadGrid é uma nova forma de gerar leads altamente qualificados para lojas online, que tem uma rede de troca de cupons de desconto; a MidiaMobi é uma plataforma de marketing de conteúdo que conecta agências e clientes de forma mais eficiente e colaborativa para reduzir seus custos operacionais; o Netshow.me é uma plataforma online que entrega soluções em transmissão ao vivo para marcas e criadores de conteúdo; o Opinion Box desenvolve soluções digitais para pesquisas de mercado e coleta de dados primários; e a 65|10 é uma consultoria especializada em comunicação com mulheres.

Para se chegar às finalistas, uma comissão avaliadora baseou-se nos seguintes critérios de classificação: potencial de mercado; qualidade, que abrange caráter inovador da ideia e vantagens em relação à concorrência; qualidade do plano de negócios; capacidade de execução da ideia — comprometimento pessoal e financeiro da equipe de gestão, capacidade empreendedora da equipe de gestão, parcerias, capacidade de atrair financiadores externos; e qualidade da apresentação da ideia — postura da equipe durante a apresentação, qualidade do material apresentado, capacidade de apresentação da ideia no tempo predeterminado e envolvimento do público com a apresentação.

Nesta terça-feira, 10, enquanto acontece o ProXXIma 2016, no Sheraton WTC, em São Paulo (SP), o júri, formado por Jairo Soares (da Fischer), Anderson Thees (Redpoint E.ventures), Bob Wollheim (Grupo ABC), Edson Rigonatti (Astella Investimentos), Cássio Spina (Anjos do Brasil), Teco Sodré (Sodet), Ricardo Valente (Mindigitall/ABC), Caroline Piguin (Aceleratech), Alexandre Mantovani (Grupo ABC), Carlos Pessoa Filho (Coursera), Juliano Seabra (Endeavor Brasil) e Fabiano Destri Lobo (Mobile Marketing Association – MMA) escolherá o grande vencedor. “Sabemos que a inovação e a disrupção acontecem nas startups e queremos ajudá-las nesse processo. O Fischer ProXXIma Startup está apenas nascendo, aguardem por muito mais!” diz Pyr Marcondes, diretor geral do M&M Consulting, do Grupo M&M. O Fischer ProXXIma Startup tem patrocínio da Fischer e apoio da Campus Party e Distrito.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo