Voto do TCM SP questiona contrato de mobiliário urbano

Buscar

Voto do TCM SP questiona contrato de mobiliário urbano

Buscar
Publicidade

Mídia

Voto do TCM SP questiona contrato de mobiliário urbano

Segundo documento, formato do edital, relatório técnico e valores da outorga de abrigos de ônibus merecem revisão


17 de junho de 2016 - 13h49

Atualizado em 19 de junho

O relatório de um conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas do Município de São Paulo identificou irregularidades no edital da outorga de exploração dos abrigos de ônibus da cidade. O voto de João Antonio da Silva Filho, relator da matéria, entendeu que o laudo técnico não obedeceu a dispositivos legais e que os valores estão incorretos. O documento obtido por Meio & Mensagem se refere especificamente ao contrato do Consórcio Pra SP com a SPObras, autarquia responsável por executar programas, projetos e obras do município.

Abrigo de ônibus na avenida Paulista (Crédito: Celina Filgueiras)

Abrigo de ônibus na avenida Paulista (Crédito: Celina Filgueiras)

O relatório também identificou problemas no edital quanto à competitividade entre empresas candidatas. A concorrência teria criado requisitos demais sem parcelamento dos contratos. “Em tese, poderia se abrir um processo licitatório para criação, confecção e instalação do mobiliário e outro para a manutenção e conservação. Teríamos duas licitações distintas, ampliando o espectro de empresas elegíveis e com a possibilidade de obtenção de preços mais vantajosos”, afirma, ao Meio & Mensagem, advogado especializado em direito administrativo. “O mesmo poderia ser feito com as regiões. Ou seja, dividir a licitação em regiões para que houvesse mais empresas participando e maior competitividade. Poderia ser dividido em região leste, oeste, norte e sul — cada uma objeto de uma licitação distinta.”

Divergências
A questão do relatório técnico de exequibilidade e viabilidade tem duas vias de entendimento. Esse documento (no caso, auditado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe-USP), oferece à autoridade responsável pela licitação (a Prefeitura de São Paulo) dados para verificar se há coerência entre a proposta econômica e os deveres da futura concessionária quanto à prestação dos serviços contratados. É praxe, nas parcerias público-privadas, o apensamento desse relatório, mas de fato não há previsão legal de sua necessidade, o que pode ser considerado ilícito por outras partes interessadas.

Sobre o valor da outorga, o relator entende que está muito abaixo se considerada a grande oportunidade de negócio publicitário implícita na instalação do mobiliário urbano. Segundo o advogado consultado, que pediu anonimato, as considerações sobre o voto dizem isso, mas a parte final do relatório parece dizer o contrário, “ou seja, que o valor da outorga está alto demais”.

O valor do contrato assinado, com base em janeiro de 2012, é de R$ 573,13 milhões. O Consórcio Pra SP assinou, em dezembro de 2012, o direito de exploração por 25 anos de mais de 7 mil abrigos de ônibus e 14 mil totens. O projeto de licitação, sancionado por Gilberto Kassab em setembro de 2011, representou um renascimento da indústria de out-of-home no Brasil, já que seu principal mercado — a capital paulista — tinha impeditivos desde a Lei Cidade Limpa, de 2005.

Consequências
Apesar do voto, outros cinco conselheiros também devem dar seu parecer — é costume em processos administrativos públicos que a maioria siga o texto do relator. Proferido em 13 de abril, foi pedido vista dos autos e voltou à mesa de julgamento.

O voto não determinou a rescisão do contrato, mas apenas seu acompanhamento. Os tribunais de contas têm poder de suspensão de contratos realizados pelo executivo e as irregularidades apontadas poderiam penalizar as partes envolvidas até mesmo o cancelamento do processo licitatório. Mas, como o conselheiro relator da época do contrato determinou o seu prosseguimento, não deverá haver penalidade ou rescisão.

O Consórcio Pra SP — formada por APMR, Bandeirantes, Kalítera e Odebrecht –, deu origem à Otima, que poderá recorrer. A empresa pode entrar com embargos de declaração para esclarecer ou replicar sobre partes do processo, ou com recurso ordinário, destinado a tentar reverter a decisão.

A empresa comunicou que “não pode se pronunciar agora porque não é parte do processo.” O relator não se manifestou sobre o teor do voto. Também procurada, a SPObras não falou oficialmente.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital