TV disputa audiência com mobile em jogos de futebol

Buscar

TV disputa audiência com mobile em jogos de futebol

Buscar
Publicidade

Mídia

TV disputa audiência com mobile em jogos de futebol

Estudo mostra que, durante as partidas, 73% dos telespectadores estão conectados a dispositivos móveis


8 de agosto de 2016 - 18h05

Uma pesquisa da Teads, conduzida pela CensusWide, analisou o hábito de consumo de mídia dos fãs de futebol no México, Brasil, Colômbia e Argentina a partir da final da Copa América, em 26 de junho deste ano. O levantamento procurou entender o comportamento dos torcedores na era digital, considerando o uso de celular durante a exibição das partidas na TV (processo chamado de “segunda tela”), e o consumo de mídia online antes, durante e depois do jogo.

Os resultados mostram que os torcedores passaram em torno de 243 minutos lendo conteúdo editorial antes e depois da partida. Durante o jogo, 80% dos entrevistados afirmaram ter consumido conteúdo online em seus celulares enquanto assistiam à final pela TV.

59% dos entrevistados procuram a versão online dos jornais brasileiros para se informar sobre futebol nas editorias de esporte

Apesar de seu grande alcance na América Latina, a TV está compartilhando sua liderança com os dispositivos móveis, pois o tempo que o público passou online é maior do que o dispendido no offline. Uma pesquisa da Millward Brown já havia sugerido que os usuários latino-americanos passam mais tempo online, o que o estudo da Teads complementa. Mesmo para jogos de futebol no horário nobre da televisão, o consumo de mídia online sobre a partida é maior.

A segunda tela, de acordo com a maioria dos entrevistados, ocupa grande parte do envolvimento com o jogo. E os números do estudo provam que esta interação é alta: 73% dos telespectadores estão com uma segunda tela. 31% deles afirma acessar sites de esportes a partir de seus dispositivos móveis enquanto assistem à partida na TV. Outros 82% usam a mídia social e 16% jornais. Dentre os entrevistados que usam a segunda tela, 17% disseram fazer isso mais de uma vez.

No dia anterior ao jogo, os usuários passaram uma média de 84 minutos consumindo conteúdo online relacionado, com o desktop representando 36 minutos, seguido pelos celulares com 29,6 minutos e pelos tablets com 18,4 minutos. Sites de futebol tiveram o maior envolvimento considerando as informações pré-jogo, com 29 minutos de consumo total.

Já após a partida, aproximadamente 75% dos fãs ficam online para descobrir mais sobre o conteúdo relacionado ao jogo. Os participantes do levantamento passaram, em média, 26 minutos nas redes sociais, 23,4 minutos em sites de futebol, e 23 minutos em sites de esportes procurando por novas informações pós-jogo.

Em geral, a mídia social domina regionalmente, com 72% dos fãs seguindo principalmente as redes sociais para se informar sobre as atualidades do futebol mundial, enquanto 64% consultam sites de esportes para isso. No entanto, há uma diferença neste comportamento no Brasil. Enquanto as redes sociais dominam no México, Argentina e Colômbia, 72% dos brasileiros disseram utilizar mais os conteúdos editoriais dos sites, comparado à redes sociais (68%).

A pesquisa teve 2.124 respondentes no México (527), Argentina (506), Brasil (580) e Colômbia (511). Nesses países, 96% dos fãs de futebol assistiram ao jogo Argentina vs. Chile ao vivo. Entre os que não viram a partida, 50% afirmaram ter acompanhado por meio de atualizações em tempo real.

 

Olimpíadas no Brasil: uma boa oportunidade

Os resultados da pesquisa da Copa América também trazem dados sobre Jogos Olímpicos Rio 2016. Na América Latina, a pesquisa da Teads mostra que 85% dos entrevistados estavam ansiosos pelas partidas de futebol nas Olimpíadas. Esse número aumenta para 86%, quando considerado o grupo de 25 a 34 anos.

O estudo também mostra que 59% dos fãs de futebol se dirigem às seções de esportes online dos jornais nacionais para encontrar notícias do futebol mundial. Além disso, 37% dos fãs regionais estão procurando análises e comentários de jornalistas ao lerem sobre o tema online.

No nível global, perto de dois terços dos britânicos que assistirão às Olimpíadas na TV usarão um dispositivo conectado à internet ao mesmo tempo, de acordo com levantamento da RadiumOne. Dentre os 64% que usam a segunda tela, a atividade online não relacionada às Olimpíadas é esperada como sendo a mais popular (53%), seguida pelos chats/mensagens instantâneas sobre o evento (31%), pela procura online de informações relacionadas (30%) e pela conversa ao telefone sobre o que está passando (também 30%).

“Com a segunda tela como norma, as marcas devem garantir que suas campanhas estejam passando em vários canais para complementar a publicidade da TV. Apostar a maioria do orçamento publicitário no offline pode ser arriscado. A alocação dos valores deve seguir o comportamento do usuário para ótimos resultados e relevância. Compreender os pontos de paixão e o consumo de mídia online dos públicos-alvo ajudará as marcas a produzirem uma narrativa mais criativa e poderosa.” diz Eric Tourtel, Vice-Presidente Sênior da Teads LATAM.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo