Facebook reforça supremacia nas redes

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Facebook reforça supremacia nas redes

De acordo com o estudo Hábitos e Comportamento dos Usuários de Redes Sociais, da e.lifegroup, o dono do WhatsApp e Instagram domina a preferência dos usuários


23 de setembro de 2016 - 8h00

O Facebook vem mantendo sua supremacia nas redes sociais e aumentando ainda mais sua participação por meio de aplicativos como o WhatsApp. A constatação é da pesquisa Hábitos e Comportamento dos Usuários de Redes Sociais, realizada pela e.lifegroup no Brasil com 1.961 pessoas. Os questionários foram aplicados no período de maio a agosto de 2016.

Segundo o levantamento, o Whatsapp foi a rede com mais relatos de adoção, seguida por Facebook e Twitter. O Facebook é a rede social mais utilizada para conhecer gente nova seguido por Twitter e Instagram. Aplicativos de relacionamento e paquera são utilizados por 12% da amostra. Para este público, o app de paquera passa a ser a primeira opção de comunicação para conhecer gente nova.

Preferência dos usuários por aplicativo:

evolução
O Facebook é a principal rede para passatempo e entretenimento, dos 54% de adeptos da rede para esta função, 53% deram preferência a este uso. O Twitter também tem importância neste cenário com 46% de seus usuários dizendo ser esta a primeira opção para passatempo. Para o dia a dia profissional também se destaca o Facebook, que, embora tenha a maior adoção, foi considerado a segunda opção para este tipo de contato. A primeira opção para trabalho acaba ficando com o Linkedin, embora em menor quantidade. Quando o tema é relacionamento com empresas, produtos e serviços o Facebook é a principal mídia.

A força do mobile

O estudo também mostra que o celular tornou-se um “canivete-suíço” para vários tipos de aplicações on-line e porta de entrada para o consumo de informações e serviços, apesar das dificuldades com o mcommerce. Do total de entrevistados, somente 54% dos internautas usam sua franquia para acessar as redes sociais diariamente, mas não
compram pacotes de dados adicionais de 3G e 4G. São pessoas heavy-users da internet e que topariam fornecer dados pessoais em troca de acesso Wi-Fi (80% delas).

Para este público, as questões de segurança não são mais o único desafio para o mcommerce,mas a dificuldade de uso de um app ou site móvel, o que demonstra que há muito a ser melhorado na gestão de interface e experiência do usuário de acesso móvel.

Consumo de vídeo por plataformas:

video

Em termos de consumo de conteúdo, o celular substituiu o jornal impresso (76% leem notícias no celular diariamente), o Portátil para jogar videogame (70% utilizam o celular para jogar) e o DVD/BlueRay (2 em cada 3 entrevistados acessa streaming pelo celular).

Dos internautas mobile, 98% utilizam Whatsapp, 88% Facebook, 81% Twitter e 79% Instagram. A maioria das redes citadas teve uso diário relatado. Em relação a consumo de conteúdo em vídeo, 96% dos entrevistados têm acesso a notícias pelo celular. Destes, 76% as acessam diariamente.70% utilizam o celular para jogar ou se entreter, sendo que 40% deles o fazem diariamente. 2 em cada 3 entrevistados acessam, conteúdo de vídeo via streaming (Netflix, Popcorn time, etc.). Sendo que 43% desse público vê streaming diariamente.

Ainda de acordo com a pesquisa, plataformas digitais de vídeo já ultrapassam TV paga e TV aberta entre internautas. Os canais permitem boa segmentação para presença de marcas Plataformas online já superam TV para usuários de redes sociais, principalmente plataformas que seguem o formato do Youtube. Plataformas de vídeo On-line, como YouTube e Streaming, TV Aberta e Paga, além de videos baixados no computador competem pela atenção dos internautas, cada um com suas vantagens e desvantagens.

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