Circulação digital da Folha ultrapassa a do impresso

Buscar

Circulação digital da Folha ultrapassa a do impresso

Buscar
Publicidade

Mídia

Circulação digital da Folha ultrapassa a do impresso

A virada inédita no Brasil poderá se estender a outros grandes jornais nacionais, como apontou o Meio & Mensagem


27 de setembro de 2016 - 7h50

A circulação digital da Folha de S. Paulo ultrapassou a metade do total do jornal em agosto, segundo dados do IVC (Instituto Verificador de Comunicação). Da média diária de 316,5 mil exemplares no mês, cerca de 161,8 mil (51%) corresponderam à edição digital do jornal, contra 154,7 mil (49%) da impressa. A Folha é o primeiro jornal brasileiro a apresentar essa mudança.

O Meio & Mensagem apontou em fevereiro a possibilidade de virada entre os dois tipos de circulação, devido à tendência de aumento da participação digital entre os principais jornais brasileiros. Em agosto, a circulação digital de “O Globo” alcançou 48%, enquanto em “O Estado de S. Paulo” ficou em 39% e “Zero Hora” em 36%.

A Folha também foi o primeiro jornal brasileiro a adotar o “paywall” no Brasil, modelo que limita o acesso gratuito a um certo número de matérias por mês, atualmente em dez. É preciso assinar para ter acesso a mais conteúdo.

O IVC considera que cada assinatura digital equivale a uma assinatura do impresso. Outro levantamento do Instituto sobre a audiência dos sites de jornais, de agosto, mostrou que 57% dos acessos se deram por smartphones, enquanto computadores (desktops e notebooks) responderam por 39%.

Publicidade

Compartilhe

Veja também