Mídia
Circulação digital da Folha ultrapassa a do impresso
A virada inédita no Brasil poderá se estender a outros grandes jornais nacionais, como apontou o Meio & Mensagem
Circulação digital da Folha ultrapassa a do impresso
BuscarCirculação digital da Folha ultrapassa a do impresso
BuscarA virada inédita no Brasil poderá se estender a outros grandes jornais nacionais, como apontou o Meio & Mensagem
Guilherme Fernandes
27 de setembro de 2016 - 7h50
A circulação digital da Folha de S. Paulo ultrapassou a metade do total do jornal em agosto, segundo dados do IVC (Instituto Verificador de Comunicação). Da média diária de 316,5 mil exemplares no mês, cerca de 161,8 mil (51%) corresponderam à edição digital do jornal, contra 154,7 mil (49%) da impressa. A Folha é o primeiro jornal brasileiro a apresentar essa mudança.
Digital pode passar impresso ainda este ano
O Meio & Mensagem apontou em fevereiro a possibilidade de virada entre os dois tipos de circulação, devido à tendência de aumento da participação digital entre os principais jornais brasileiros. Em agosto, a circulação digital de “O Globo” alcançou 48%, enquanto em “O Estado de S. Paulo” ficou em 39% e “Zero Hora” em 36%.
A Folha também foi o primeiro jornal brasileiro a adotar o “paywall” no Brasil, modelo que limita o acesso gratuito a um certo número de matérias por mês, atualmente em dez. É preciso assinar para ter acesso a mais conteúdo.
O IVC considera que cada assinatura digital equivale a uma assinatura do impresso. Outro levantamento do Instituto sobre a audiência dos sites de jornais, de agosto, mostrou que 57% dos acessos se deram por smartphones, enquanto computadores (desktops e notebooks) responderam por 39%.
Compartilhe
Veja também
Hulu entra no aplicativo Disney+ nos Estados Unidos
A união vem com uma marca nova do Disney+, que inclui um novo logotipo e uma nova paleta de cores, que une o verde do Hulu e o azul do Disney+
Como o Google usa a IA para garantir a segurança em anúncios
Sofisticação da tecnologia, sobretudo com os grandes modelos de linguagem, permite evolução da segurança contra golpes e fraudes, protegendo usuários e anunciantes