Twitter desvenda o video watcher brasileiro

Buscar

Twitter desvenda o video watcher brasileiro

Buscar
Publicidade

Mídia

Twitter desvenda o video watcher brasileiro

Pesquisa, feita sob encomenda à Ipsos, mostra o papel da plataforma na conexão e comportamento do usuário


27 de setembro de 2016 - 12h39

Para explicar os perfis do usuário do Twitter e como se comporta, inclusive sob o efeito de publicidade no feed, a diretora de pesquisa do Twitter para a América Latina, Marcela Doria, fez apresentação exclusiva ao Meio & Mensagem sobre os detalhes desse levantamento.

O vídeo é, efetivamente, o tipo de conteúdo que mais atrai o consumidor, de forma geral. Por ser o único meio que une imagem e som, também é eficaz para comunicar, em segundos, quaisquer mensagens, sejam informações ou marketing. O YouTube, maior portal de vídeos do mundo, contabiliza mais de 1 bilhão de usuários que assistem milhões de horas diariamente. E mais da metade dessas horas é vista em dispositivos móveis. Pesada essa importância, o Twitter encomendou pesquisa à Ipsos para identificar exatamente quem é o video watcher (espectador de vídeo) brasileiro, quais são os seus perfis e como se comporta, inclusive sob o efeito de publicidade no feed do próprio Twitter. A diretora de pesquisa do Twitter para a América Latina, Marcela Doria, fez apresentação exclusiva ao Meio & Mensagem sobre os detalhes desse levantamento.

Segundo Marcela, o consumidor de vídeo no Twitter tem três perfis: passivo, que é um observador e não tem o hábito de produzir conteúdo, comentar ou compartilhar; o engajado, que é mais interessado, compartilha e interage e segue marcas e produtores de conteúdo; e, finalmente, o colaborador, que produz, remixa, opina e defende e, principalmente, recomenda.

Em termos de comportamento, questionado sobre o que consome na rotina mobile, o usuário da plataforma é taxativo: 69% assistem vídeos. Em seguida, 62% procuram informações (notícias), 52% fazem pesquisas para futuras compras e 24%, efetivamente, compram. Esse consumidor é multiplataforma: em média, está em 4,3 diferentes redes sociais. E multitela: 72% usam dois ou mais dispositivos para acessar a internet. E, decididamente, são móveis: 9 em cada dez usam o celular para acessar a internet mais do que por quaisquer outros meios. Ainda, um em cada cinco, ou 20%, é mobile only, ou seja, acessa única e exclusivamente pelo celular.

Questionado sobre qual é a principal razão de usar redes sociais, os respondentes afirmam que o fazem para se atualizar e como rede de interesse (para informações sobre notícias, produtos e networking) e para se relacionar. Nesse contexto, a frequência nas redes para atualização e interesse cresceu 11%, enquanto a presença para relacionamento caiu 23%. O Twitter, aliás, posiciona-se como rede de interesse. E os usuários da plataforma confirmam: 53% acessam o Twitter para se atualizar; 50% para entretenimento; e 45% para ver assuntos de interesse.

Para as marcas, diz Marcela, temas de interesse e atualização encaixam-se dentro da proposta de marketing que as empresas usam na rede: 66% dos entrevistados, por exemplo, está confortável com a quantidade de anúncios exibidos na plataforma; 84% dos usuários seguem marcas (83% seguem amigos) e, entre os que compartilharam conteúdo (que são os consumidores do tipo engajado e colaborador) sobre marcas, 70% gostaram do conteúdo; 67% acharam o conteúdo da marca interessante; 48% queriam que os seus seguidores tivessem acesso a esse conteúdo; e 40% receberam oferta especial ou desconto da marca.

Metodologia

A pesquisa encomendada à Ipsos envolveu as etapas de desk research, online survey, entrevistas em profundidade e grupo de discussão. Participaram da pesquisa com recorte Brasil 450 painelistas, entre homens de mulheres, de 18 a 40 anos, e quatro criadores de conteúdo nas entrevistas em profundidade.

O Brasil está entre os cinco principais mercados para o Twitter. Ao final do ano passado, a plataforma completou três anos de operações no País. Em dados, 68% dos usuários (a rede não informa a quantidade de brasileiros ativos) locais visitaram o Twitter todos os dias e se engajaram, pelo menos, uma vez ao dia. Desses, 57% usam a plataforma para se atualizar sobre noticiais e 53% para descobrir o que está acontecendo. Para a maior parte, a rede é móvel e, dentro da base mobile, 81% usam o Twitter para seguir marcas e empresas e 69% usam a rede enquanto assistem programas de TV, ao passo que 58% usam o Twitter enquanto fazem compras. No mundo, o Twitter tem 313 milhões de usuários ativos mensais, dos quais 82% são mobile e 79% desses usuários estão fora dos Estados Unidos, sede da empresa.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Pesquisa realizada pela Teads ao lado da CNN Brasil revela critérios para a escolha de site de notícias, bem como sentimentos em relação a anúncios em veículos

  • Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Redação, estúdios, áreas operacionais e gestão da emissora funcionarão em prédio no Itaim Bibi, em São Paulo