Os dez profissionais de mídia de 2016

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Os dez profissionais de mídia de 2016

Conheça os diretores e executivos que se destacaram em produção de conteúdo e negócios envolvendo veículos


22 de dezembro de 2016 - 10h00

Por Igor Ribeiro, Karina Balan Julio, Isaque Criscuolo, Luiz Gustavo Pacete, Mariana Stocco, Sérgio Damasceno

Alice Ferraz

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(Créditos: Divulgação)

A paulistana Alice Ferraz, personalidade constante no cenário global da moda, viu os seus negócios decolarem em 2016. Além de ser proprietária de uma agência de relações públicas exclusivamente voltada a esse mercado, ela também é criadora do Fhits, uma plataforma de blogueiras e influencers que comanda com a parceria de Carol Quinteiro. Em agosto deste ano, a Fhits.TV tornou-se oficialmente uma rede com chancela do YouTube, ou uma MCN (multi-channel network), conquistando o carimbo e a consultoria do Google na produção de conteúdo, engajamento de audiência e estratégias publicitárias. A Fhits. TV começou com 32 canais e 5,5 milhões de inscritos e a meta, até o final do ano, era ampliar a base para dez milhões de seguidores. Primeira rede totalmente dedicada ao universo de moda e beleza do YouTube brasileiro, os sócios pretendem investir mais de R$ 3,5 milhões na produção de conteúdo nos próximos 12 meses para reforçar a expansão de sua marca na plataforma.

Daniela Falcão

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(Créditos: João Viega)

À frente da Vogue há 11 anos, Daniela Falcão, ex-diretora editorial da Globo Condé Nast, foi nomeada diretora-geral da editora em 2016. O seu antigo cargo foi extinto e agora ela passa a acumular as duas funções, incluindo a supervisão dos quatro títulos da casa — Vogue, Casa Vogue, GQ Brasil e Glamour — desde fevereiro. Antes, Daniela foi por oito anos na Folha de S.Paulo, onde foi repórter de educação e saúde, correspondente em Nova York e editora assistente do Caderno Equilíbrio. Posteriormente foi subeditora da revista de domingo do Jornal do Brasil e diretora de redação das revistas Trip e TPM. Chegou a diretora da Vogue Brasil em abril de 2005, quando o título ainda era publicado pela Carta Editorial. Editada pelo Business of Fashion, a lista dos 500 nomes mais importantes da moda mundial inclui Daniela desde 2013. Como parte da sua gestão, a editora está trazendo a revista de tecnologia e inovação Wired, que foi apresentada ao público em um evento realizado no Rio de Janeiro na primeira semana de dezembro.

Eduardo Alvarenga

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(Créditos: Arthur Nobre)

A Elemidia encerrou 2015 com o título de Plataforma de Mídia do Caboré e, neste ano, o CEO da empresa despontou na condução de grandes projetos para o setor. Ao assumir a presidência da Associação Brasileira de Out of Home, Eduardo Alvarenga reposicionou a entidade, intensificou o diálogo com a Kantar Ibope Media no sentido de aumentar a representatividade no Monitor e ajudou a criar a campanha #AVidaDeRobson que, por um mês, se espalhou por algumas das principais capitais do País na tentativa de provar o alcance do meio. Eduardo ainda incentivou o desenvolvimento das pesquisas de métricas para OOH, fosse ao colaborar com expertise de mídia indoor para o projeto que vem sendo tocado por JCDecaux, Otima e Clear Channel com Ipsos, fosse na estruturação do serviço de censo de inventário e métricas de campanha com o IVC. Apesar de a crise assustar o mercado de comunicação em geral, as empresas de OOH farejam oportunidade de crescimento e inovação, e boa parte disso se deve à consolidação e profissionalização do setor que a entidade presidida por Eduardo representa.

Fabio Coelho

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(Créditos: Arthur Nobre)

Fabio Coelho, presidente do Google Brasil e vice-presidente do Google, pode comemorar 2016 como um ano bem-sucedido para as marcas da empresa: em abril, na pesquisa Veículos Mais Admirados, o Google tornou-se o primeiro colocado segundo o Índice de Prestígio da Marca (IPM) entre as plataformas de mídia. No mesmo índice, o YouTube, também do Google, foi a terceira plataforma mais admirada. À frente do Google desde 2011, Fabio lida com negócios, políticas públicas, tecnologia e até mesmo assuntos jurídicos — chegou a ser preso em 2012, após o YouTube se recusar a retirar um conteúdo da plataforma. Tipo de problema crescente globalmente, o Google tem adotado ferramentas para gerenciar conteúdo irregular publicado no portal de vídeos, como campanhas adulteradas de marcas, ofensas pessoais contra personalidades e de caráter difamatório. “Temos de estar onde as pessoas estão. E elas estão na internet”, disse Fabio. O executivo havia previsto que 2016 e 2017 seriam desafiadores para a indústria, mas “é a primeira vez que, num momento de recessão, temos a tecnologia como aliada”.

Gilberto Corazza

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(Créditos: Divulgação)

Indicado ao Caboré deste ano (ganhador em 2010),Gilberto Corazza é atual vice-presidente de ad sales da Turner, promovido à posição em agosto. O executivo passou a supervisionar toda a área de vendas publicitárias dos canais da programadora, como Cartoon Network, TNT, Warner Channel, TBS, CNN e Esporte Interativo, marca em destaque e amplo crescimento no portfólio da empresa, que tem conquistado direitos de importantes campeonatos. “Conseguimos fortalecer nossos pacotes e a área de eventos, utilizando nossa inteligência comercial para ir além da entrega on air, numa extensão de marca com a criação de um caminho digital e com conteúdo 360° em todas as redes”, disse. Com ampla experiência em diversos veículos e plataformas, Corazza já passou por TV Gazeta, Band, Editora Três e Marie Claire, até chegar à Turner, em 2012.

Marcelo Duarte

Marcelo Duarte

(Créditos: Tomas Arthuzzi)

Em seu discurso, ao receber o Prêmio Caboré 2016 na categoria Profissionalde Veículo, Marcelo Duarte, diretor-geral de comercialização da TV Globo, agradeceu em especial, ao reconhecimento do mercado paulista. O executivo se mudou do Rio de Janeiro para São Paulo no início de 2015, quando assumiu o cargo atual, até então ocupado por Marcelo Assumpção. Da cidade, Duarte conduziu uma das áreas mais importantes da emissora em meio à inovação e novas entregas de conteúdo. A cobertura dos Jogos Olímpicos e toda a movimentação comercial gerada foi essencial para consolidar a presença esportiva do canal. Também foi o ano de novos projetos da empresa, como a continuidade da novela Totalmente Demais em dez capítulos exclusivos para o Globo Play e a estreia de séries como Supermax, com 11 de seus 12 capítulos oferecidos diretamente na plataforma de streaming da emissora.

Marcos Angelini

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(Créditos: Divulgação)

No ano passado, Marcos Angelini estava na lista de dez profissionais de marketing de Meio & Mensagem. Este ano, ele reaparece entre o pessoal de veículos e plataformas. Afinal, o executivo migrou de uma posição sólida na Unilever, após recente promoção, para encarar uma grande transformação: o Facebook. Contratado em vaga aberta há quase um ano, desde a saída de Leonardo Tristão, Marcos assumiu como country manager em abril e já encarou desafios intensos, como bloqueios da Justiça ao WhatsApp e questionamentos sobre a transparência de dados do Facebook. Apesar disso, o executivo ainda estreitou a conversa com o mercado, aumentando a aderência de agências e marcas às soluções comerciais da plataforma. Entre os resultados, destacaram-se o crescimento da empresa no País como plataforma de publicidade (hoje o Brasil está em segundo lugar, somente atrás dos Estados Unidos, como mercado que mais tem conquistado anunciantes ativos) e a conquista de troféus de agências brasileiras no Facebook Awards 2016.

Roberto Marinho Neto

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(Créditos: Folhapress/Avener Prado)

O ano de Roberto Marinho Neto, herdeiro do fundador da TV Globo, foi agitado. Após ter coordenado o projeto olímpico da emissora, o então diretor de projetos esportivos especiais foi escolhido em outubro para gerir todo o núcleo de esportes do grupo. O novo departamento, independente da área de jornalismo, passou a reunir sob o mesmo guardachuva a aquisição de direitos esportivos, pesquisa de mercado, soluções multiplataforma e conteúdo na área. Com as mudanças, o executivo encarou a responsabilidade de integrar programas e transmissões de eventos esportivos da TV Globo e canais Globosat, coordenando as áreas de programação, comercialização e distribuição de produtos das duas empresas. Ele, que atua na área de esportes desde o final de 2012, também já havia passado pela área internacional da emissora e pela Fundação Roberto Marinho, no Canal Futura. Marinho Neto também atuou na Booz & Company, empresa americana de consultoria, entre 2010 e 2012, e representa a nova geração da família acionária da maior TV aberta do País.

Walter Longo

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(Créditos: Arthur Nobre)

Se nos últimos anos o mercado se acostumou a ler notícias sobre reestruturações no Grupo Abril, a que ocorreu em março de 2016 teve um impacto diferente. A chegada do publicitário Walter Longo à presidência do grupo marcou uma transformação que inclui projetos ligados à realidade virtual e interatividade, além da busca por novas receitas focadas em áreas como e-commerce e clubes de assinaturas. Essas mudanças estão diretamente ligadas ao perfil de Walter, que teve passagens por agências como Y&R, Wunderman, Grey Brasil e VML, sempre com pegada de inovação. A concretização da nova gestão da Abril ocorreu em junho, quando Walter anunciou o novo posicionamento da empresa com o slogan “bem-vindo à indústria do conhecimento” e ressaltou a sinergia entre as áreas de mídia, assinaturas, gráfica, logística, licenciamentos, branded content, big data e eventos. “Daqui para frente as empresas estarão em estado permanente de reestruturação. Terão de atuar de maneira efêmera para continuar perenes. E empresas que atuam de maneira perene vão ficar efêmeras”, disse o executivo.

Whindersson Nunes

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(Créditos: Reprodução)

O piauiense, comediante e youtuber Whindersson Nunes é, atualmente, o dono do maior canal brasileiro na plataforma de vídeos do Google em termos de inscritos, com quase 15 milhões de pessoas. Em outubro deste ano, virou notícia ao ultrapassar o Porta dos Fundos e se tornar o líder do ranking brasileiro. Ocupa também o 29º lugar dos maiores canais do mundo, de acordo com informações do VidStatsX. Em junho, figurou em segundo lugar de uma pesquisa da Rede Snack sobre os youtubers mais influentes do mundo (repetiu a colocação em dezembro). Na segunda edição da pesquisa “Os Novos Influenciadores”, feita pela Provokers para Google e Meio & Mensagem, também apareceu em segundo lugar. No início de dezembro, liderou o YouTube Rewind de 2016 com o vídeo Criança de Rico e Criança de Pobre que, até o momento, contabiliza 27 milhões de visualizações. Whindersson representa milhões de nordestinos com seu humor leve e inocente, além de ser um retrato de uma nova geração de influenciadores digitais que se conectam com o público de forma cada vez mais orgânica.

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