Diretor vê Cidade dos Homens como “Boyhood” brasileiro

Buscar

Diretor vê Cidade dos Homens como “Boyhood” brasileiro

Buscar
Publicidade

Mídia

Diretor vê Cidade dos Homens como “Boyhood” brasileiro

Doze anos depois, série volta à tela da Globo em coprodução com a O2


13 de janeiro de 2017 - 16h31

Cidade-dos-Homens-Destaque

Acerola (Douglas Silva) e Laranjinha (Darlan Cunha) voltam à tela da Globo na quinta temporada da minissérie (Crédito: João Cotta/Globo)

Embora longe dos olhos do público há 12 anos, Acerola e Laranjinha – a dupla protagonista da série Cidade dos Homens – não deixou de evoluir, crescer, aprender e enfrentar todos os desafios inerentes à população que reside nas comunidades do Brasil. Resgatar essa lacuna na vida dos personagens da ficção e conectá-la com o espectador e o momento atual do País é a tarefa que dominou a rotina do diretor Pedro Morelli nos últimos meses.

Ao receber da Globo e da O2 (coprodutora da série) a missão de retomar o projeto de dramaturgia Cidade dos Homens – série que foi exibida entre 2002 e 2005 – Morelli dedicou-se a tarefa equilibrar a essência da trama com a inclusão de elementos e impressões que registrassem a passagem de tempo de mais de uma década. “O fato de ser o mesmo elenco e os mesmos personagens já trazem esse resgate do tema da série. Mas também era preciso fazer uma atualização, sobretudo do ponto de vista estético e também de alguns elementos da ficção”, explica o diretor.

Alguns exemplos práticos dessa atualização, de acordo com Morelli, estão ligados à estrutura técnica e estética da produção. A “câmera na mão”, que se tornou marca registrada das temporadas anteriores da série, volta a marcar presença, mas de forma menos frenética. A presença da polícia nos morros cariocas, que há mais de uma década não era realidade, também foi inserida no contexto.

 

Cidade-dos-Homens-Filhos

Os atores Douglas Silva e Darlan Cunha posam com Carlos Eduardo Jay e Luan Pessoa, que interpretarão seus filhos: série registra a passagem de tempo e transformação das personagens (Crédito: Ellen Soares/GShow)

Mostrar na telinha a evolução da amizade da dupla de amigos – que, agora, trocaram as preocupações dos primeiros amores e da diversão pela preocupação com os filhos – soou como algo simbólico ao diretor. Em 2003, quando a Globo apresentava a segunda temporada da série, era seu pai – o diretor Paulo Morelli – o encarregado de dar as nuances dos garotos Acerola e Laranjinha. Paulo Morelli também fez a adaptação cinematográfica da história, assinando a direção do longa Cidade dos Homens, em 2007. “A missão de dar continuidade a uma história que já foi dirigida por nomes como Fernando Meirelles, Cao Hamburger e também pelo meu pai é uma responsabilidade muito grande. O próprio fato de a história agora contar sobre os filhos dos personagens traz uma rima simbólica com meu papel, depois de meu pai. É uma grande alegria mostrar o crescimento desses personagens nessa espécie de Boyhood brasileiro”, compara Pedro Morelli.

Em 2005, após a exibição de sua quarta – e, até então, última temporada na TV – a série chegou a disputar o Emmy Internacional, nos Estados Unidos.

Nova visão da favela

Acerola-Laranjinha-pequenos

Acerola e Laranjinha, na primeita temporada da série (Credito: Arquivo/TV Globo)


Na opinião do diretor, não foi apenas a ficção que mudou ao longo dos doze anos de hiato da série. A relação dos espectadores com as comunidades urbanas também é diferente. “Nesses anos, a favela foi muito retratada em novelas, seriados e diversos programas e a maneira como a população vê e se identifica com esses ambientes é bem diferente do que no passado. Hoje não é mais necessário descrever a comunidade e mostrar suas particularidades pois as pessoas já conhecem aquilo. Isso abre espaço para explorar o contexto humano e as histórias de vida das pessoas comuns que fazem parte dessas comunidades”, pontua.

Nessa retomada, o lado humano será explorado por meio de um conflito, que envolve o filho do personagem Laranjinha e o impasse entre a preservação dos valores éticos e a salvação da família. Escrita por George Moura e Daniel Adjafre, a quinta temporada de Cidade dos Homens terá quatro episódios de duração e estreia na noite de terça-feira, 17. Embora sinalize que existe uma vontade, tanto da Globo quanto da O2, de continuar contando a história da dupla em novas temporadas, Morelli afirma que nenhuma decisão a esse respeito ainda foi tomada.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo