O mercado aprendeu a usar o WhatsApp?

Buscar

Mídia

Publicidade

O mercado aprendeu a usar o WhatsApp?

Aplicativo de mensagens completa oito anos com novas funções de foto e vídeo e como opção importante de estratégia mobile

Luiz Gustavo Pacete
24 de fevereiro de 2017 - 8h34

whatsapp

No início da semana, o WhatsApp incorporou funções de vídeo e foto

O aplicativo de mensagens WhatsApp completa oito anos nesta sexta-feira, 24, com nova roupagem. No início da semana, o Facebook, dono do aplicativo, introduziu o recurso Stories, tradicional do Instagram, também no Zap Zap. O usuário poderá atualizar seu status com fotos e vídeos, emojis, textos e desenhos, assim como no Snapchat ou o Instagram Stories. O aplicativo, que foi comprado em 2014 pelo Facebook, já ultrapassa a marca de um bilhão de usuários.

Neste período, muito se discutiu sobre as funcionalidades do aplicativo para a publicidade tendo em vista a necessidade de criar formatos que não fossem intrusivos. Moa Netto, VP de Criação da W3haus, explica que com sua evolução o aplicativo passou a oferecer importante ferramentas de interação com o público. “Há alguns anos que usamos a ferramenta para clientes como Sonho de Valsa e O Boticário. A campanha mais recente que tivemos foi para o lançamento de Tic Tac Maçã Verde, nesta semana. Em menos de uma hora de interação a ação registrou mais de cinco mil mensagens de texto e áudio, além de quase 400 ligações “, diz Netto.

Paulo Sanna, CCO da Wunderman, explica que o WhatsApp também foi importante para ampliar a comunicação das marcas com públicos específicos. “Fizemos uma ação com Shell Rimula após identificarmos que o Whatsapp era uma ferramenta indispensável na vida do caminhoneiro, principal público da marca. A estrada é uma experiência solitária, mas que pode ser transformada com a ajuda do aplicativo. Criamos uma oportunidade para inserir a marca nesse contexto. Convidamos a Sula Miranda e a dupla Rio Negro e Solimões para gravar uma coleção de vídeos para Whatsapp com mensagens que os caminhoneiros compartilham regularmente em seus grupos”, diz Sanna.

Gláucia Montanha, diretora-geral de mídia da Y&R, explica que o Whatsapp virou uma das ferramentas mais poderosas do celular para viralização de conteúdo. “É possível, em questões de minutos, a marca viralizar uma mensagem para milhões de pessoas. Para essa ação aproveitamos esse recurso para potencializar o alcance do ‘Hoje é Dia de Verão’, da Itaipava”, diz Gláucia.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Facebook

  • instagram

  • snapchat

  • whatsapp

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”