O que as marcas pensam sobre as agressões do BBB?

Buscar

O que as marcas pensam sobre as agressões do BBB?

Buscar
Publicidade

Mídia

O que as marcas pensam sobre as agressões do BBB?

Edição 2017 do reality no reality chega ao fim nesta quinta-feira, 13, após polêmicas e com diferente configuração comercial


13 de abril de 2017 - 14h53

BBB-Marcos-Emily

Polícia abriu inquérito para investigar as agressões de Marcos contra a participante Emilly, resultando em sua expulsão do programa (Crédito: Paulo Belote/Divulgação)

O reality show de maior audiência da TV brasileira termina sua edição de 2017 nesta quinta-feira, 13, em um contexto muito diferente daquele que a Globo e seus patrocinadores previam quando o primeiro episódio foi exibido, em 23 de janeiro. Quase três meses depois, o programa, que geralmente movimenta as discussões nas redes sociais por conta dos acontecimentos do jogo, pautou a mídia nacional por ter sido palco de um episódio de agressão.

Na segunda-feira, 10, quando o apresentador Tiago Leifert anunciou a expulsão do participante Marcos, para que ele pudesse ser investigado sobre as agressões cometidas contra outra participante, Emilly, o reality saiu do campo do entretenimento e entrou no policial. O desfecho do caso aconteceu após um fim de semana em que a Globo, a direção do reality e até mesmo as marcas envolvidas com o programa foram acusadas de omissão nas redes sociais por não terem, até então, tomado uma atitude em relação ao comportamento agressivo do participante.

Em tempos nos quais os debates contra o machismo e a favor da equidade de gênero ganham força em todo o mundo, o episódio no reality agitou ainda mais os ânimos e colocou a emissora e os patrocinadores do BBB em uma situação inusitada.

Procurados pela reportagem de Meio & Mensagem, algumas das marcas que patrocinaram ou apoiaram a edição de 2017 do Big Brother preferiram não opinar sobre a conduta da emissora, mas fizeram questão de reforçar que qualquer tipo de agressão ou de situações de desrespeito não condizem com suas filosofias e políticas de atuação.

Finalistas-BBB

Ieda, Emilly e Vivian são as finalistas da edição deste ano do reality (Crédito: Paulo Belote/TV Globo)

Em comunicado, o Magazine Luiza afirmou que, apesar de ter “total isenção sobre as pautas debatidas e acontecimentos do programa”, “repudia qualquer forma de assédio, agressão ou opressão e, em seu dia a dia, reafirma e pratica entre seus funcionários e clientes, de sua visão de total igualdade e direitos entre as pessoas”.

Patrocinadora antiga do BBB, a Ambev, que há alguns anos expõe na casa a marca Guaraná Antarctica, declarou somente que “repudia qualquer tipo de agressão, seja ela física, moral ou psicológica”.

A Cervejaria Petropolis, proprietária da Itaipava – outra patrocinadora dessa edição do reality – declarou que, como patrocinadora, não lhe cabe julgar a atitude da Globo, mas sinalizou apoiar a postura do veículo. “A sociedade tem se deparado cada dia mais com condutas que devem ser combatidas e corrigidas. Um programa como o BBB reproduz as contradições da própria sociedade e, por sua influência, deve agir de maneira a educar todos sobre comportamentos que devem ser evitados e combatidos.” A companhia ainda acrescenta que, como empresa, e cada um como cidadão, cabe “zelar para que a cada dia que passa o machismo seja devidamente abordado, discutido e combatido”.

Além das três marcas, a Claro também é outra patrocinadora máster do reality-show. A reportagem questionou a operadora sobre o episódio ocorrido no reality, mas não obteve retorno.

Afora os cotistas principais, o BBB também é palco para a inserção de várias marcas, que aproveitam as festas e provas para promover ações com os participantes e expor seus produtos e serviços aos espectadores. Patrocinadora de uma das grandes festas da edição deste ano, a Trident salientou sua preocupação com o respeito às pessoas. “Trident é uma marca democrática, plural, conectada com os

temas atuais e com os diversos perfis de público. A nossa postura é de valorização e de respeito às pessoas, sempre. A Mondeléz Brasil, detentora da marca, reitera que acredita, incentiva e pratica o respeito como base de todas as suas atividades e relações humanas”, disse a empresa.

Menos patrocinadores
A edição teve uma mudança em relação aos seus resultados comerciais desde a estreia. Pela primeira vez, a Globo não conseguiu comercializar todas as cotas de patrocínio da atração antes da estreia, como aconteceu ao longo de todas as edições. A maior ausência sentida pela área comercial da emissora foi a da Fiat, que, havia patrocinado todas as edições do BBB e, neste ano, optou por ficar de fora do reality.

Além da marca de veículos, outras empresas que patrocinaram o reality em 2016 também não renovaram para este ano, como Rexona (Unilever), Walmart e Crefisa.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital