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“Nosso papel é tornar o Space a casa dos criadores”

Lívia Marquez, diretora do YouTube Space Rio, comenta a migração de carreira e o papel que o novo espaço do Google terá na indústria da comunicação


8 de agosto de 2017 - 11h08

 

Lívia Marquez, diretora do YouTube Space (Crédito: André Valentim)

Se antes ela liderava o branding de uma empresa que tinha como objetivo incrementar o acesso, agora ela mudou de lado e assume o comando do YouTube Space no Rio de Janeiro, focando em conteúdo, em ouvir as pessoas. Lívia Marquez deixou a Tim no ano passado e está a frente do espaço do Google no Rio de Janeiro, inaugurado na última segunda-feira, 7. Localizado na região do Porto Maravilha, mais especificamente na área que ficou conhecida como Boulevard Olímpico, ele marca oficialmente a entrada física do Google na capital carioca. Em entrevista ao Meio & Mensagem, Lívia comenta os nosso desafios que tem pela frente, seus objetivos a frente do YouTube Space e ainda o papel que o espaço poderá ter na retomada da região portuária, a mais badalada durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Confira abaixo trechos da entrevista:

Mudança de rumo

“Assumir a direção do YouTube Space tem muito a ver com meus valores e com o que esta marca faz pelo seus usuários. Ela defende muito a individualidade, a diversidade e sinto que aqui realmente posso conseguir impor muito minha característica, jeito, marca e tom, mas, muito mais do que isso, acredito

que através de vídeos conseguimos deixar cada vez mais claras nossas emoções. É o motivo de estar aqui, trabalhar com vídeo no digital, não tem plataforma mais bacana do que conseguir ouvir as pessoas, o que estão falando. E o YouTube é exatamente isso, um pouco dar voz a todo mundo, ouvir as histórias que cada um tem para contar e de forma muito democrática. No momento em que o Brasil está, não tem como a gente não ser cuidadoso e democrático com todo mundo. Fazer parte de uma plataforma destas, estava na minha trajetória. Não foi uma decisão fácil, mas muito planejada, sair de uma indústria que fala mais de acesso, para uma que fala mais de conteúdo, de ouvir as pessoas, de entender o que elas tem para dizer.”

Nova missão

“A frente do branding eu continuo, agora do branding do YouTube Space, que é uma marca, se posicionando para o Brasil. Continuamos pensando em construir marca, em como se posicionar de uma forma clara e direta, transparente para o púbico. O que muda realmente um pouco é o ecossistema, aqui começo a trabalhar muito mais com os criadores, com o conteúdo, uma área que para mim é um pouco nova e que está sendo muito bacana. Você trabalha com muito mais gente, com o lado humano das pessoas, tudo é um pouco mais verdadeiro. Carrego muitos aprendizados de toda a minha trajetória e a história que foi construída foi muito bacana, várias vezes estou pensando sobre algum problema aqui no YouTube e me pego pensando em coisas que já fiz de alguma outra forma no passado. Não deixa de ser a construção e o posicionamento de uma marca, só que em um ecossistema enorme. Uma marca que faz parte do YouTube e do Google, e que faz a diferença na vida das pessoas.”

YouTube Space no Rio

“O YouTube acreditou neste projeto, que começou há quatro anos e, durante toda a negociação e escolha de lugar, tivemos uma Olimpíada, dois carnavais e uma Copa no meio. Teve muita coisa acontecendo e o Google e o YouTube continuaram investindo e acreditando. Queremos investir na retomada da cidade, mas a gente acredita não só na cidade, mas no País, na comunidade criativa que existe aqui, alguns que já são médios, outros grandes, e alguns que estão para ser descobertos. Essa é a grande diversão. É o que tem de diferente. O Brasil é um país muito criativo, respira isso, apesar do momento atual é um povo alegre, aberto, e a gente nunca vai deixar de ter isso na nossa veia. Nosso papel é tornar o Space a casa dos criadores, fazer com que se sintam muito bem aqui. Ainda mais envolvidos, engajados e inspirados, para que produzam mais material e criações de conteúdo com qualidade, para que cresçam, e cada vez mais.”

Negócios na região

“Temos a expectativa de voltar a crescer a economia na região. E ter um alinhamento muito grande com quem está em volta para não ser uma empresa sem noção, chegando. Conversamos muito para entender quais são as demandas do local, quais a prioridades, e, sim, fazer esta economia voltar a girar. Estamos em uma área que já é muito bacana, entre o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR) e com o aquário logo ali. É um lugar com muita vida. É um lugar para estar. Temos sim este papel de voltar a fazer o Rio olhar para esta região.”

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