AT&T e Time Warner: decisão sobre fusão no Brasil é adiada

Buscar

AT&T e Time Warner: decisão sobre fusão no Brasil é adiada

Buscar
Publicidade

Mídia

AT&T e Time Warner: decisão sobre fusão no Brasil é adiada

Na semana passada, o Cade recomendou veto à união das empresas; decisão final deverá sair até o fim de novembro


29 de agosto de 2017 - 15h43

Apenas o Brasil, o Chile e os Estados Unidos não aprovaram a fusão entre AT&T e Time Warner (Crédito: Toby Jorrin/Getty Images)

Aprovada pela União Europeia e sem a interferência da agência reguladora norte-americana (FCC), a aquisição da Time Warner pela AT&T, por US$ 85,4 bilhões, em outubro do ano passado, acaba de ser aprovada também pelas autoridades mexicanas. O que as empresas talvez não esperavam é que as entidades regulatórias brasileiras fossem ser tão duras na queda e opor tantos obstáculos à fusão entre ambas as empresas. O problema é que a Time Warner, no Brasil, detém o controle das programadoras Turner e HBO e também é acionista controladora da DirecTV, que controla a Sky brasileira. A sobreposição de controles (do conteúdo de programação por distribuidores de TV paga) não é permitida pela legislação brasileira.

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) recomenda, portanto, impugnação à união de AT&T e Time Warner em solo brasileiro porque representaria um alto risco para a concorrência. Antes, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) havia proposto mudanças nos termos de aquisição. Segundo o regulador de telecomunicações, isso evitaria o impacto negativo da transação sobre o mercado de televisão paga. Da forma como estão atualmente, e conforme sinalizado pelo Cade, os termos da fusão serão rejeitados, a menos que as empresas concordem com mudanças que podem, inclusive, abranger a vendas de ativos.

O próximo capítulo dessa novela está previsto para ir ao ar no dia 22 de novembro. É a data que o Cade tem (prorrogável por mais 90 dias, ou 22 de fevereiro de 2018), por meio de colegiado de conselheiros, para emitir uma decisão final sobre a fusão.

O comunicado da AT&T sobre a decisão do Cade é bastante sucinto: “AT&T e Time Warner trabalharão com Cade para esclarecer quaisquer problemas que possam ter para chegar prontamente a uma resolução final sobre o assunto”. Até o momento, a aquisição da AT&T pela Time Warner recebeu a aprovação de órgãos reguladores em 16 países. Os únicos países em que a fusão ainda está em suspenso são o Brasil, o Chile e a sede de ambas, os Estados Unidos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital