Sinergia marcou reestruturações recentes da Abril

Buscar

Sinergia marcou reestruturações recentes da Abril

Buscar
Publicidade

Mídia

Sinergia marcou reestruturações recentes da Abril

Gestão de Walter Longo tentou aproximar áreas como ABC, ABD, licenciamentos, assinatura e conteúdo em prol de buscar novas receitas


14 de novembro de 2017 - 8h19

A notícia da saída de Walter Longo da presidência do Grupo Abril, oficializada na manhã desta segunda-feira, 13, inicia uma nova fase do período de reestruturações recentes do grupo. Arnaldo Figueiredo Tibyriçá, vice-presidente jurídico da Abril há 15 anos, assume a posição. Longo assumiu a direção da empresa em fevereiro de 2016 e fez várias tentativas de integrar as diversas áreas para trazer novas receitas e modelos de negócios.

Assim que assumiu, em entrevista ao Meio & Mensagem, ressaltou o foco em aproveitar o potencial que já existia na empresa, mas não estava conectado. “Meu cliente terá a possibilidade de ter um pacote de comunicação completo. Uma campanha de publicidade seguida de e-mail marketing na qual vou falar com cada assinante e isso passa a ter muito valor dentro do ABD e do ABC, um profit center rentável que venha ajudar nessa adição”, disse Walter.

Em agosto do ano passado, o grupo lançou seu novo posicionamento relacionado a esse tema. Com o slogan “Bem-vindo à indústria do conhecimento”, a empresa ressaltou a sinergia entre suas áreas: Mídia, Assinaturas, Print, Total Express, Licensing, Casa Cor, Abril BrandedContent (ABC) e Abril Big Data (ABD). “Estamos focados em trabalhar as potencialidades individuais de cada um desses pilares e otimizar essa força por meio da combinação de suas expertises e integração entre as unidades. Acreditamos que isso nos permite atender os novos desafios do mercado”, disse Walter Longo à época.

“O mundo publicitário cometeu um grande equívoco quando chamou determinado grupo de anunciantes. Isso deu a falsa impressão de que a função das pessoas era anunciar e não é essa a função das empresas. No fundo, o que a marca quer é desenvolver e vender produtos e é isso que queremos atender”, disse Walter. De forma concreta, esse novo posicionamento incluiu lançamentos de novos modelos como o GoBox, marketplace de clubes de assinatura.

Neste período, a empresa também comprou plataformas como a Nerd Monster, especialista em inteligência de mercado, marketing digital para varejo e soluções de realidade virtual e parte da operação do Guiato, sistema para distribuição de catálogos e folhetos promocionais com base na localização. Longo também retomou alguns títulos outrora transferidos para a editora Caras como Arquitetura e Construção, Minha Casa, Placar, Você RH e Você S/A. Além disso, a empresa criou uma série de eventos, lançou pesquisas e desenvolveu outras formas de novos negócios.

O desafio financeiro

Em dezembro de 2015, dois meses antes de Walter Longo assumir o Grupo Abril, em entrevista ao Meio & Mensagem, Alexandre Caldini, o então presidente da empresa, falava sobre a nova fase financeira. Na ocasião, a família Civita realizou um aporte de R$ 450 milhões no grupo. Na época, a empresa havia repassado 17 títulos para a Editora Caras, com um foco direto em reestruturação. E reduzido em 2% o quadro de funcionários.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital