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Branded content também é tendência em games

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Branded content também é tendência em games

Lucas Patrício, fundador da Gomídia, dá cinco motivos pelos quais as marcas devem considerar as oportunidades do universo gamer

Luiz Gustavo Pacete
16 de novembro de 2017 - 10h42

As discussões sobre branded content, suas derivações e aplicações, vêm evoluindo a cada evento e campanha. O tema, no entanto, não está restrito a formatos. Conteúdo de marca em games vem sendo cada vez mais considerado pelas agências digitais. Lucas Patrício, fundador da agência Gomídia, afirma que as marcas devem considerar a produção de conteúdo também no universo gamer e as empresas de games apostar cada vez mais no formato.

“Existem alguns fatores que fortalecem essa relação entre marca e gamers se feito de forma coerente. Videogames são fontes quase inesgotáveis de conteúdo. Gamers são apaixonados e engajados. Públicos de games são extremamente variados e segmentados, o que permite diferentes aproximações e estratégias com conteúdo e existe muita liberdade para trabalhar com variados formatos e abordagens. Além do fato de que vários jogos apresentam seus conteúdos como serviços”, diz Lucas.

Ele lista cinco motivos pelos quais o branded content deve ser considerado no universo dos games:

Game é conteúdo
O mercado de entretenimento tem a enorme vantagem: seus produtos são conteúdo. Isso torna muito mais fácil e natural a criação de conteúdos que podem ser utilizados tanto com objetivos de engajamento, awareness e vendas.

Contato com a Comunidade
Criar conteúdo sobre seus produtos é a melhor forma de uma empresa de games estar em contato constante com seu público e, consequentemente, construir uma comunidade. É preciso, sempre, considerar que essa atividade exige não somente falar, mas escutar e agir em cima dos feedbacks coletados.

Perfeito para Digital
Não importa se é uma grande campanha de lançamento ou comunicação focada em engajamento com a comunidade, todo conteúdo criado e utilizado em canais digitais tem enorme sinergia com o formato interativo dos jogos. Vídeos, imagens, gifs e qualquer formato multimídia são muito consumidos pelos principais públicos-alvo das empresas de games.

Versatilidade de Investimento
Empresas de games geralmente possuem suas verbas de marketing definidas por suas matrizes no exterior, que muitas vezes enxergam o mercado latino-americano como secundário. Por isso, soluções criativas com custos otimizados é a principal forma de atuar na região. Com bom conteúdo, os custos de mídia em plataformas digitais são muito mais acessíveis mesmo para orçamentos limitados.

Análise
Uma empresa inteligente utiliza seu conteúdo para analisar como o público reage e interage com as mensagens. É possível analisar uma enorme quantidade de dados retirados diretamente das plataformas digitais, o que garante uma enorme vantagem estratégica para quem os coleta.

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