Globo alerta jornalistas sobre postagens

Buscar

Globo alerta jornalistas sobre postagens

Buscar
Publicidade

Mídia

Globo alerta jornalistas sobre postagens

Emissora reforça que seus profissionais não podem ter nenhum vínculo com marcas e estabelecimentos comerciais; já no esporte, a empresa estuda a permissão de merchandising


7 de dezembro de 2017 - 7h18

Por meio de um comunicado interno enviado a todos os jornalistas da Rede Globo, Ali Kamel, diretor-geral de jornalismo da emissora, ressaltou que os profissionais da área devem se atentar para suas práticas nas redes sociais e estão proibidos de fazer check-in em estabelecimentos comerciais como restaurantes e hotéis, ou mencionar e exibir marcas e produtos em seus perfis pessoais. O comunicado se estende também para a GloboNews.

Publicada originalmente por Ricardo Feltrin, em sua coluna no Uol, a informação foi confirmada pela emissora que, ressaltou, no entanto, que o alerta não foi motivado pelo jornalista César Tralli, como algumas pessoas chegaram a cogitar. “A mensagem foi direcionada a todos os jornalistas para que evitem marcações e títulos nas redes sociais que possam levar o público a acreditar que se trata de publicidade. Isso vinha ocorrendo com alguma frequência, de forma não proposital e sem objetivos comerciais, como sublinhado no e-mail. A mensagem se destinou apenas a lembrar a todos os nossos preceitos”, diz o departamento de comunicação da Globo.

O alerta ao jornalismo ocorre na mesma semana em que a Globo confirmou a reestruturação da sua área de esportes. De acordo com a emissora, a partir de 2018, os narradores esportivos do canal poderão citar marcas patrocinadoras dos eventos esportivos durante as transmissões, algo que não era permitido até então. A informação foi publicada originalmente pelo colunista Mauricio Stycer e confirmada pela emissora.

De acordo com a Rede Globo, a nova unidade do Esporte tem como uma das frentes ampliar o olhar sobre oportunidades junto aos clientes. “Estudando inclusive modelos mais próximos ao entretenimento. Como parte do processo, ajustes serão feitos aos contratos ou adendos para melhor adequação”, diz a nota. Segundo Stycer, Galvão Bueno, Cleber Machado e Luis Roberto já estariam assinando cláusulas específicas que permitem citar as marcas somente durante as partidas. Seguem, no entanto, proibidos de realizarem outros tipos de publicidade.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TV Cultura aposta em novo modelo de streaming com Cultura Fast

    TV Cultura aposta em novo modelo de streaming com Cultura Fast

    Atrações atuais e de acervo da emissora já estão disponíveis no canal 2067 da plataforma Samsung TV Plus

  • TV conectada: metade dos brasileiros já consome a tecnologia

    TV conectada: metade dos brasileiros já consome a tecnologia

    Pesquisa realizada pela Comscore, com patrocínio da Kivi, aponta que espectadores sentem-se inclinados a pesquisas sobre produtos exibidos na publicidade nesse meio