Os conteúdos e canais preferidos dos geeks

Buscar

Mídia

Publicidade

Os conteúdos e canais preferidos dos geeks

Pesquisa do Omelete, lançada em ocasião da CCXP, mostra Netflix como principal serviço de streaming e a HBO como o principal canal fechado; Globo lidera na TV aberta

Luiz Gustavo Pacete
7 de dezembro de 2017 - 8h33

 

A edição 2017 da ComicCon espera receber mais de 200 mil visitantes

Brincadeira de adolescentes? Há muito tempo, a definição estereotipada sobre o universo geek já caiu por terra. Quadrinhos, heróis, graphics, cosplays e vários outros elementos desse universo movimentam um mercado de gente grande e que atrai, a cada ano, centenas de marcas interessadas em licenciamento. Em função da CCXP 2017, principal evento de cultura pop que ocorre até o próximo domingo 10, o portal Omelete divulgou dados da pesquisa sobre o comportamento e consumo de conteúdo do chamado público geek.

O levantamento foi feito pelo Conecta e as coletas foram realizadas no site do Omelete de 8 a 17 de novembro de 2017 em um montante de 9.471 entrevistas. Entre os principais itens considerados estão plataformas preferidas e tipos de conteúdo mais consumidos. Em relação ao consumo de TV por assinatura, a Net lidera entre as operadoras com a preferência de 31% dos entrevistados, seguida por Sky, 16%; Vivo, 10%; Claro, 5%; Oi 4%; outros 2% e nenhum 32%. Houve um aumento de 2% em relação ao ano passado das pessoas que declararam não ter assinatura de nenhuma operadora.

 

A ComicCon brasileira já é uma das maiores do mundo

Quando questionados sobre seus canais favoritos, 63% responderam que preferem a HBO, outros 55% são fãs de Warner Channel, Telecine aparece com 47% da preferência, seguido por Fox, 45%; Cartoon Network, 27%; History Channel, 25%; Discovery Channel, 22%; SporTV, 21%; ESPN, 24% e TNT, 14%, considerando apenas os dez canais principais.

Na TV aberta a emissora mais assistida pelos entrevistados é a Globo com 12% de predileção seguida por SBT, 9% e Band, 5%. Dos programas mais assistidos pelos geeks na TV aberta, MasterChef, da Band, lidera com 28% de preferência, seguido por futebol, 18%; a série Todo mundo odeia o Chris, 15%; Oscar, 13%; Globo Esporte, 10%, Altas Horas, 9%; Tá No Ar, 8%; Fantástico, 7% e Tela Quente, 4%.

O comportamento nas ferramentas de streaming

Quando o recorte é feito no segmento de streaming, a Netflix é a plataforma com maior popularidade, acessada por 91% dos entrevistados. YouTube vem em segundo lugar com 80% da predileção seguido por HBO Go; Popcorn Time e Telecine Play 13%; TwitchTV e Net Now 11%; Google Play 9%; Premiere Play 4% e Fox Play 3%. Os formatos mais consumidos nessas plataformas são séries, filmes, música e games, nesta ordem de importância. Os principais critérios de compra no streaming são preço, catálogo, lançamentos, conteúdo original e conveniência.

 

A Netflix é a plataforma com maior popularidade entre o público geek

Das franquias mais populares entre esse público, Star Wars lidera com 26% da preferência. Em segundo lugar vem Marvel com 18% de predileção seguida por Harry Potter, 12%; O Senhor dos Anéis, 11%; Batman, 6%; De volta para o futuro, 5%; O poderoso chefão 3%, Matrix, 3%; Rock 2% e Velozes e Furiosos 2%.

No ranking das séries mais assistidas Stranger Things, da Netflix, e Game of Thrones, da HBO, empatam com 59%. Demolidor, da Marvel, vem em seguida com 34% seguido por The Walking Dead e Vikings, 19%; The Flash, 18%;  Jéssica Jones e Agent´s of Shield, 12%, por fim, MrRobot e Gotham aparecem com 10%.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • ccxp

  • comiccon

  • Disney

  • gameofthrones

  • geeks

  • HBO

  • marvel

  • nerds

  • netflix

  • omelete

  • starwars

  • strangerthings

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”