Players pedem união em prol de métrica única de audiência

Buscar

Players pedem união em prol de métrica única de audiência

Buscar
Publicidade

Mídia

Players pedem união em prol de métrica única de audiência

Em evento do SBT, representantes de agência e anunciantes falaram sobre a necessidade de investir em mensurações que abranjam os universos off-line e digital


7 de março de 2018 - 11h22

Brian Fuhrer, da Nielsen: “O streaming mudou completamente a maneira como as pessoas consome conteúdo em vídeo” (Crédito: Bárbara Sacchitiello)

Quantas pessoas assistem a programação de alguma emissora de TV? Há algum tempo, essa pergunta seria facilmente respondida com uma planilha de audiência que retratasse o consumo televisivo de determinada região do País, em um período específico. De alguns anos para cá, restringir a audiência a quem está sentado no sofá diante da telinha não se tornou mais possível – e nem financeiramente viável – para as emissoras de TV. Com investimentos em programação e distribuição de conteúdo para as plataformas online, canais vem expandindo o alcance e criando novas formas de conexão com a audiência que vão além do controle remoto.

Como conhecer, mensurar e quantificar quem são, de fato, esses espectadores e de que forma eles se relacionam com todo o conteúdo oferecido pelos veículos é um desafio que o mercado brasileiro – assim como o internacional – ainda tem de enfrentar. Para debater o assunto, o SBT reuniu profissionais de agências, anunciantes e institutos de pesquisa para discutir o tema na segunda edição do evento “Conteúdo em Todo Lugar”, promovido nessa terça-feira, 7, em São Paulo.

Para o encontro, a emissora convidou Brian Fuhrer, vice-presidente sênios e líder de produtos cross-plataforma da Nielsen, para dar um panorama da evolução das métricas de consumo de conteúdo no mercado norte-americano. “Passamos muitos anos ouvindo que a televisão linear está morrendo. Mas ela está viva e com métricas e entregas bem diferentes. Já não podemos mais medir audiência de TV sem considerar dados que envolvam outras plataformas e canais e fazer o cruzamento preciso dessas informações para entender como as pessoas estão consumindo o conteúdo televisivo”, disse o executivo da Nielsen.

Ao apresentar diversos gráficos e curvas de audiência, Fuhrer destacou como a Nielsen vem tentando medir a audiência de conteúdo streaming na tela da TV (exemplificada pelo consumo de YouTube, Netflix e outros aplicativos de smart TVs). Segundo dados da Nielsen, 43% de todo streaming exibido nas televisões dos Estados Unidos são de conteúdos da Netflix. O YouTube aparece em segundo lugar, com 12% de conteúdo, seguido do Hulu, com 9%. “Essas métricas trazem muitas informações importantes, como a faixa etária das pessoas que consomem cada streaming e são muito importantes para as estratégias de marcas. Todo esse investimento em métricas sinalizam como o streaming vem mudando totalmente a forma como as pessoas consomem conteúdo em vídeo”, disse o executivo.

E no Brasil?
Na sequência da apresentação de Fuhrer, o SBT convidou profissionais dos diferentes pilares para conversar a respeito da busca do mercado por novas métricas e mensurações de audiência. Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour (e representante da ABA); Eduardo Simon, CEO da DPZ&T (e representante da Abap) conversaram com José Roberto Maciel, CEO do SBT e com Melissa Voguel, CEO da Kantar Ibope Media.

“Temos a preocupação de continuar produzindo conteúdo relevante e leva-lo a qualquer tela. Continuamos, claro, tendo a TV aberta como alicerce mas ela é um meio que nos traz limitações. Há um novo mundo, que funciona 24 horas, sete dias por semana, em que as histórias podem continuar. Vamos ser vitoriosos se adotarmos, assim como o varejo, o conceito omnichannel”, disse Maciel.

Do ponto de vista dos anunciantes, Silvana Balbo declarou que o desafio dos anunciantes de selecionar, entre tantas opções de canais, aquelas que irão trazer melhores resultados, ainda é muito grande e que o ROI acabará sempre pautando essa decisão. “Para as marcas, é muito desafiador lidar com canais e grupos tão diferentes. Vejo, aliás que nós, profissionais de marketing, deixaremos de usar o lado direito do cérebro para sermos cada vez mais matemáticos e exatos, com base em todas as informações que o digital nos traz. Por enquanto, enxergo a combinação dos meios nos investimentos publicitários como a melhor solução. Mas sempre será o ROI o número que pautará as nossas decisões”, frisa a diretora do Carrefour.

Representando as agências, Eduardo Simon declarou que a própria DPZ&T vem investindo bastante na busca por uma métrica unificada e criticou a falta de união do setor em torno do tema. “Sentimos que falta transparência entre os players, para que todo mundo se una e busca, em conjunto, soluções que vão garantir resultados melhores aos clientes e para todos”, provocou. É preciso encontrar a fórmula de atribuição de valor. Temos uma nova geração, com maturidade para conversar sobre algo novo e os players digitais têm obrigação de sentar nessa mesa, assumir que são veículos de mídia, e se engajar nessa discussão no mesmo nível de todos os players”, provocou Simon, em alusão direta a Google e Facebook, com o endosso de Maciel e Silvana.

(Crédito da imagem no topo: Simon/iStock)

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    Plataforma convida usuários a postarem conteúdo sobre o festival; os autores dos mais criativos ganharão ingressos para o evento

  • Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Com o comunicado, o Instagram anuncia também stories com teasers para não-assinantes e outras ferramentas em fase de testes