>>>>LINK >>> >>>ID >>

Carolina Jabor: “as redes sociais nos iludem”

Buscar

Mídia

Publicidade

Carolina Jabor: “as redes sociais nos iludem”

A diretora de Aos Teus Olhos fala sobre sua perspectiva ao tratar de um tema que envolve redes sociais e "inquisição digital"

Luiz Gustavo Pacete
14 de maio de 2018 - 16h04

Estreou em abril o filme Aos Teus Olhos, de direção da cineasta Carolina Jabor. O tema central da película, baseada na peça O Princípio de Arquimedes, do espanhol Josep Maria Miró, é a história de um jovem professor de natação infantil que é acusado de beijar um dos alunos. O filme é produzido pela Conspiração Filmes.

 

Carolina Jabor em cenas de Aos Teus Olhos (Crédito: Daniel Chiacos)

O filme joga luz a um desafio atual: os tribunais das redes sociais, e discute como o surgimento de boatos pode afetar a vida de pessoas que são condenadas muito antes de poderem se defender. Além disso, a trama também dialoga indiretamente com as questões sobre notícias falsas.

Ao Meio & Mensagem, Carolina Jabor explica que o que mais lhe interessa na ficção, atualmente, são os temas que tragam reflexão e que conversem com o mundo contemporâneo. Carolina dirigiu, em 2014, o Boa Sorte, que tratava de um adolescente com problemas de comportamento e diagnosticado com depressão.

“Os valores estão mudando o tempo todo. Precisamos entender essas novas formas de comunicação, de afeto. As redes sociais nos iludem, nos pautam, impõem um ritmo acelerado que impossibilita a reflexão, a dúvida”, afirma.

Carolina ressalta que sentiu diretamente o impacto que as redes sociais podem causar na dinâmica de uma família já que ela é filha do jornalista Arnaldo Jabor cujas análises, com alguma frequência, despertam polêmicas. “Acredito que ter passado por essa vivência tenha influenciado minha vontade de tratar desse assunto”, afirma.

Ela também dirigiu Desnude, pela GNT, e tem cada vez mais trabalhado com temáticas do universo feminino. Ela ressalta o processo de igualdade de gênero dentro do audiovisual. “Estamos em um momento bonito de valorização da mulher no audiovisual. Importante juntar o máximo de mulheres para crescermos esse número e chegarmos em um equilíbrio melhor entre homens e mulheres”, afirma.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Aos Teus Olhos

  • Carolina Jabor

  • cinema

  • filme

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”