Streaming de música cria novas possibilidades de segmentação

Buscar

Streaming de música cria novas possibilidades de segmentação

Buscar
Publicidade

Mídia

Streaming de música cria novas possibilidades de segmentação

Mercado de canções digitais cresceu 41,1% em 2017 e já é responsável por 38% da arrecadação total; geolocalização e dados mais precisos favorecem ações de marcas


16 de maio de 2018 - 7h00

Os serviços de streaming de música superaram, em 2017, pela primeira vez a venda física em volume de arrecadação, de acordo com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI). No ano passado, ante um crescimento total de 8,1% no mercado global de música, o setor de streaming avançou 41,% passando a responder por 38% da arrecadação.

Com a música digital ganhando o mainstream, as possibilidades em utilização de geolocalização, segmentação mais precisa e melhor tratamento de dados também aumentaram. De acordo com Rodrigo Tigre, sócio-diretor da RedMas, sendo o streaming de áudio a segunda atividade depois das redes sociais no Brasil, a oportunidade de ações de marcas neste ambiente é cada vez maior.

“No digital você consegue utilizar dados demográficos e até mesmo de geolocalização para segmentar a sua campanha e falar com o seu público, sem dispersão”, afirma Rodrigo. Ele ressalta que o áudio digital também torna a comunicação em rádio mais estratégica. “Como no digital a gente tem como controlar a frequência e ser assertivo no target, conseguimos otimizar o budget de áudio amplificando a cobertura migrando parte do investimento de rádio para o digital”, afirma.

Lou Schmidt, sócio e diretor de criação do estúdio criativo Antfood, explica que o crescimento dos serviços de streaming começa, lentamente, a impactar de forma positiva o mercado da música na publicidade. “De uns três anos pra cá, temos observado cada vez mais agências e marcas buscando gerar conteúdo musical associado às campanhas, aproveitando as possibilidades de conexão com a marca que o mercado de streaming oferece”, afirma.

O momento do crescimento deste mercado, por exemplo, vem demandando reposicionamentos frequentes de plataformas como o Spotify. Nesta terça-feira, 15, a empresa lançou uma nova campanha focada em liberdade de escolha dos usuários. “A ideia da maior campanha do Spotify no ano é celebrar a liberdade de escolha e acesso grátis às milhões de músicas que a plataforma oferece”, diz Carol Baracat, Head de Marketing Spotify América Latina. No início de abril, a empresa já havia lançado uma campanha com um reposicionamento focado em personalização. Também criada pela CUBOCC, ela trazia o mote “Como você explicaria o que é Spotify?”.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital