Estudo põe Mobile como preferido para notícias sobre Copa

Buscar

Mídia

Publicidade

Estudo põe Mobile como preferido para notícias sobre Copa

Pesquisa realizada pela Opus 1060, Bites e o site Trivela indica que o celular será o meio preferido para acompanhar notícias sobre a Rússia

Thaís Monteiro
13 de junho de 2018 - 9h31

De 1.005 brasileiros, 96% afirmam que usará a internet para se informar sobre a Copa do Mundo Fifa 2018. Esse é um dos resultados da primeira pesquisa do Trivela Data, projeto de estudos online realizada pelas agência Opus 1060 e Bites, empresa de análises de dados no digital, com leitores do Trivela, vertical especializado em futebol.

 

Cerca de 28% dos que vão acompanhar o evento via internet pretendem usá-la para assistir jogos ao vivo (Crédito: Stu Forster/Getty Images)

O questionário, respondido entre abril e maio deste ano, tem a finalidade de mapear o consumo de notícias sobre o esporte em ambiente digital. O estudo aponta que o celular será o meio predominante para obtenção de informação, usado por 48% dos entrevistados, seguido pelo computador (33%) e TV (17%, se retirada a opção de ver jogos ao vivo).

“Tendo acompanhado as copas anteriores e a partir dos resultados da nossa pesquisa, podemos afirmar que essa é a copa do celular”, conta Ernesto Bernardes, fundador da Opus 1060. O executivo diz que isso se deve aos horários dos jogos. A maioria vai acontecer durante o horário comercial. “Ninguém vai estar em casa para assistir ao vivo ou ver as informações”. Ele também diz que há mais aplicativos destinados a facilitar o acompanhamento do evento.

Em termos de provedor de conteúdo, os portais especializados foram os mais mencionados na pesquisa, por 86% dos usuários, e os sites de notícias em geral ocuparam o segundo lugar com 52% das menções. Os dois estiveram na frente das redes sociais (cerca de 23%) e Whats App (cerca de 8%).

 

Arte: Diego Bianchi | Fonte: Opus 1060, Bites e Trivela

 

Na internet, o leitor procura análises de comentaristas, do público geral e estatísticas. De acordo com Ernesto, o público vai buscar as reprises de melhores momentos também. “Se for assistir todos os jogos, ele não vai sair de casa, perde o dia”. Apesar de não apontar a porcentagem dos que vão assistir os jogos ao vivo pela TV, o relatório diz que 28% do público tem a intenção de assistir ao vivo pela internet.

A pesquisa também mapeou o consumo de produtos relacionados ao campeonato pelos leitores do Trivela. Cerca de 53% alegou não ter comprado produtos da Copa este ano até o período de conclusão da pesquisa. Dos que compraram, 38% adquiriram figurinhas e 15% comprou o uniforme da Seleção Brasileira. De acordo com a Fifa, o Brasil é o terceiro país no ranking das nações que compraram mais ingressos para os jogos. “Na minha opinião, isso é consequência do mesmo motivo pelo qual apenas 46% confiam na vitória da seleção: o 7 a 1 da Alemanha na Copa passada, além da crise econômica no País. Isso causa falta de esperança e animação”.  Apesar disso, 47% dos entrevistados deseja ou já participa de promoções relacionadas ao mundial, sendo 88% via internet.

*Crédito da foto no topo: Clive Rose/GettyImages

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • pesquisa

  • Conteúdo

  • internet

  • esporte

  • Consumo

  • Redes Sociais

  • futebol

  • uol

  • Notícias

  • Informação

  • TV

  • site

  • Whats App

  • Copa do Mundo Fifa 2018

  • Trivela

  • Trivela Data

  • Opus 1060

  • Bites

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”