A experiência da integração do esporte da Globo na Copa

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A experiência da integração do esporte da Globo na Copa

Pela primeira vez, equipe única produziu mais de 600 horas de conteúdo para Globo, SporTV e Globoesporte.com


19 de julho de 2018 - 11h39

Cobertura para veículos da Globo contou com estúdio de vidro na Rússia (Crédito: Divulgação)

Um time de 400 profissionais atuando na Rússia, em São Paulo e no Rio de Janeiro esteve à frente das 600 horas de conteúdo veiculadas nas plataformas de esporte das empresas  da Globo ao longo da Copa do Mundo da Rússia. Foi a primeira vez que a Globo unificou sua equipe de esporte para fazer a transmissão de um evento envolvendo TV aberta, TV Paga, VOD e inclusive cinemas de todo país para que os espectadores acompanhassem os jogos do mundial de futebol da Fifa. Os resultados de audiência estão sendo comemorados: no SporTV foram 18,8 milhões de telespectadores acompanhando as transmissões dos jogos na TV e 33 milhões alcançados com a programação em suas várias plataformas,  um crescimento de audiência de 68% em relação à Copa do Brasil. Já o Globoesporte.com registrou 8,7 milhões de usuários por dia, número que representa um crescimento de aproximadamente 2 milhões em relação aos outros dias do ano. Por sua vez, a Globo teve um alcance de mais de 181 milhões de pessoas com os 56 jogos do mundial, um crescimento de 17 milhões de telespectadores em relação à Copa de 2014, considerando os números da TV aberta. O Meio & Mensagem conversou com Bianca Maksud, diretora de marketing da unidade de Esporte Grupo Globo, sobre a cobertura da Copa da Rússia, confira abaixo trechos da entrevista:

Consumo de mídia multitela

A partir do nosso conhecimento profundo do consumidor do esporte, conseguimos criar conteúdos para todos os gostos e todas as telas. Vemos essa Copa como uma realidade de estar com o melhor conteúdo onde houver consumidor – na TV aberta, TV fechada, no móvel, no computador e até em telas maiores, pois transmitimos os jogos do Brasil e a final da Copa para 280 salas de cinema no Brasil. Também investimos na melhor experiência, levando para o público, em parceria com a Samsung, conteúdo ao vivo e exclusivo em 4K. A cobertura como um todo levou informação 24 horas por dia para os consumidores, que estão cada vez mais conectados. Tamanha visibilidade e abrangência só é possível por sermos multiplataforma. Foi a Copa de maior audiência no país. Com transmissão na TV Aberta, TV Fechada, Globo Play, SporTV Play, Globoesporte.com  e TV 4K, quebramos vários recordes com a Copa do Mundo da Rússia. Durante as partidas, em média por minuto, tivemos 25,5 milhões de brasileiros sintonizados ou conectados.

Equipe

Pela primeira vez, equipes trabalharam integradas para Globo, SporTV e Globoesporte.com. Foram 600 horas de transmissão e 400 profissionais dedicados ao evento, metade deles trabalhando na Rússia. Aqui no Brasil contamos com a estrutura de quatro redações: São Paulo, RJ-Jardim Botânico/Globo, RJ-Barra/SporTV/GE, RJ-Estúdios Globo. Foi a Copa em que fomos mais eficientes e criativos. Investimos bastante em tecnologia. O que aplicamos nos nossos estúdios em Moscou foi um grande diferencial da cobertura, com elementos de realidade aumentada e projeções virtuais.

Mudança no formato

Em outras coberturas de eventos do mesmo porte era necessário levar unidades móveis para que a equipe escolhesse, por exemplo, os melhores ângulos a partir do material fornecido pela emissora anfitriã e incluísse a narração própria. No novo modelo que adotamos, o conjunto de sinais do jogo (cedido pela emissora anfitriã) e os sinais das nossas câmeras exclusivas, cabine e repórter foram  trazidos por fibra ótica para o Brasil e produzidos nos controles de finalização da TV Globo e da Globosat. O avanço na tecnologia de compressão de imagem e a queda de preços da conectividade por fibra propiciaram esta nova forma de trabalhar.

Aprendizado

Como lição fica o quanto o brasileiro ama a Copa do Mundo, isto ficou evidente com os resultados de audiência. A Copa é mais do que um evento esportivo, faz parte do calendário do brasileiro. Também vimos como é importante falar sobre um mesmo assunto com linguagens diferentes para envolver diferentes públicos.  Zona Mista do SporTV foi um bom exemplo nesta cobertura. Continuamos com a informação jornalística, a cobertura dos jogos, concentração e coletivas, mas com espaço para o humor.

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