Celebridades perdem 45% de seguidores no Instagram

Buscar

Celebridades perdem 45% de seguidores no Instagram

Buscar
Publicidade

Mídia

Celebridades perdem 45% de seguidores no Instagram

De acordo com o estudo Mídias Sociais 360º, da Faap e Socialbakers, a categoria de celebridades perdeu cerca de 4 milhões de seguidores no segundo trimestre


3 de agosto de 2018 - 8h29

No primeiro semestre deste ano, o caso Cambridge Analytica fez com que plataformas como Facebook e Instagram tomassem a iniciativa de rever a base de usuários para remover seguidores fake. O resultado desta “limpeza” pode ser vista nos resultados do estudo Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP) desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), em parceria com a Socialbakers.

De acordo com dados da pesquisa, no primeiro trimestre de 2018, celebridades tinham uma média de 9.900.078 seguidores no Instagram e, entre os meses de abril e junho, o número caiu para 5.497.600 – uma redução de aproximadamente 45% em apenas três meses. Na pesquisa, a categoria Celebridades inclui influenciadores digitais e artistas.

O relatório também aponta que o Twitter manteve sua posição, considerada tímida em relação às demais plataformas, e apresentou queda de 25% no número de seguidores entre perfis de marcas.

No Instagram, a média de postagens de marcas cresceu 16%, assim como as postagens de celebridade, que marcaram crescimento de 17%. Além disso, 31% dos posts de marcas não usam hashtag.

Ainda no Instagram, a média de interações em perfis de marcas é de 4.182 por publicação, enquanto a de celebridades é de 67.815 curtidas e comentários por publicação.

O relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP) mede as atividades dos 100 perfis empresariais com mais interações em mídias sociais do Brasil dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas / Institucional. Desde o trimestre passado, passou a trazer também dados dos 100 principais influenciadores digitais. Os relatórios estão disponíveis aqui. 

Confira os resultados compilados:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    Plataforma convida usuários a postarem conteúdo sobre o festival; os autores dos mais criativos ganharão ingressos para o evento

  • Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Com o comunicado, o Instagram anuncia também stories com teasers para não-assinantes e outras ferramentas em fase de testes