Os 365 primeiros dias do celeiro criativo do YouTube no Rio

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Os 365 primeiros dias do celeiro criativo do YouTube no Rio

Livia Marquez, diretora geral do YouTube Space, classifica o local como um laboratório de aprendizados, conexões e criatividade


11 de setembro de 2018 - 9h05

Livia Marquez comanda o YouTube Space, no Rio de Janeiro (Crédito: Divulgação)

Mais de sete mil pessoas já passaram pelo YouTube Space no Porto Maravilha, no Rio, ao longo de seu primeiro ano de atividade. Recebendo uma média de cem canais por mês, o espaço já abrigou youtubers de diversas cidades do País e até da Argentina, atraídos não só pela infraestrutura disponível, com estúdios e equipamentos de última geração, mas também pelos workshops e eventos que o local oferece. Livia Marquez, diretora geral do espaço, classifica o local como um laboratório de aprendizados, conexões e criatividade, mas que depende do criador “para realizar, transformar e fazer isso acontecer”. Confira abaixo trechos da entrevista concedida por Livia por email ao Meio & Mensagem por conta do aniversário de um ano do YouTube Space.

Meio & Mensagem – Qual o balanço que você faz deste primeiro ano do YouTube Space?

Livia – Acredito que esse primeiro ano foi muito positivo, os números são bem interessantes. Desde a inauguração mais de sete mil pessoas já passaram pelo YouTube Space Rio, em eventos, gravações e workshops. A taxa de ocupação está em torno de 78% por trimestre. Só de canais, uma média de 100 frequentaram a casa por trimestre. Vale destacar ainda que 40 transmissões ao vivo foram realizadas no espaço e  60 workshops foram oferecidos aos criadores. Todos esses números mostram como o Space se manteve ativo nesse primeiro ano. Isso deve-se também ao público e aos criadores que nos abraçaram e acompanharam essa nossa vontade de fazer acontecer, de realizar. Nós não andamos sozinhos, oferecemos equipamentos, ferramentas, estrutura e conhecimento, mas precisamos do criador aqui para realizar, transformar e fazer isso acontecer.

M&M – Como o espaço agrega aos influenciadores brasileiros?

Livia – O YouTube Space é um grande laboratório de aprendizados, conexões e criatividade. Presente em diversas cidades do mundo, nossa missão é oferecer um ponto de encontro para conectar criadores e dar vida às suas mais ambiciosas ideias. Com o YouTube Space Rio, os criadores brasileiros podem acessar, de graça, equipamentos de ponta que vão permitir que aprendam, se conectem e criem. Tivemos na casa canais de diferentes estados como: Ceará, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal e São Paulo. Além disso, criadores de outro país também utilizaram a casa, como por exemplo, o canal Hecatombe, da Argentina.

M&M – Há o projeto de ter outros espaços como este no Brasil?

Livia – O YouTube Space Rio é um espaço ainda muito novo, que acabou de completar um ano. A ideia é que ele seja cada vez mais utilizado e visto como um local onde é possível aprender, conectar e criar. Temos como objetivo promover um longo e saudável ecossistema que irá energizar não apenas o Rio, mas o Brasil.

M&M – Você veio do marketing de um anunciante e está agora ligada diretamente ao mercado de conteúdo. Quais os principais desafios neste novo universo?

Livia – O mercado de conteúdo é extremamente sedutor, nele conseguimos enxergar uma diversidade de formas de expressão. O desafio para quem muda a carreira e vem para esse lado é ter a sabedoria e humildade de ouvir mais do que falar. Ouvir para no final tentar potencializar e ampliar a voz de cada um.

M&M – Como o oferecimento de workshops como os do YouTube Space e até equipamentos como os de vocês pode em última instância impactar o audiovisual no Brasil?

Livia – Por meio dos workshops oferecemos diversas oportunidades para aprimorar técnicas de produção, conhecer outros criadores e expandir a rede de contatos.  Estrutura Narrativa, técnicas avançadas de iluminação, técnica de oratória, técnica de câmera e técnicas de pós-produção são alguns exemplos de workshops já realizados por aqui. A ideia é profissionalizar essas pessoas e gerar cada vez mais um conteúdo de alta qualidade. Este ano, por exemplo, fizemos uma parceria com a escola Spectaculu. Oferecemos oficinas de vídeo digital, aqui no YouTube Space Rio, para cerca de 30 alunos. O programa, com três meses de duração, deve oferecer formação para 75 jovens em três turmas até o fim de 2018. Assim como grandes YouTubers, os jovens participantes vão poder aprender com especialistas da indústria e se conectar com outros criadores para desenvolver experiências inovadoras em vídeo para seus canais pessoais.

M&M – O que podemos esperar de novidades para o próximo ano?

Livia – Uma das novidades são os equipamentos de VR (Realidade Virtual) que vamos oferecer aos criadores da casa. Com recursos como esse os criadores poderão encontrar novas e mais criativas soluções para seus vídeos, pensando roteiros que brincam com o movimento e diferentes sensações do espectador.

 

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