Em 30ª edição, Copa do Brasil aposta em novos públicos

Buscar

Em 30ª edição, Copa do Brasil aposta em novos públicos

Buscar
Publicidade

Mídia

Em 30ª edição, Copa do Brasil aposta em novos públicos

Competição aumenta presença nas redes sociais e lança streaming com influenciadores para cativar público gamer


25 de setembro de 2018 - 12h58

Crédito: Staff Images/divulgação

Ao se aproximar da fase final de sua trigésima edição, a Copa do Brasil aposta em mudanças estratégicas para aumentar a competitividade e a audiência do campeonato. Em evento realizado em São Paulo nessa segunda-feira, 24, executivos da Copa e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) explicaram as novidades que já foram postas em prática nas fases iniciais do torneio, que agora disputa as semifinais, e as parcerias firmadas para alavancar a audiência e relevância da última etapa.

Entre as principais alterações do rito da competição, Gustavo Pessoa, gerente de competições da CBF, destaca o fim do Gol Qualificado – regra que valoriza gols realizados fora de casa – e o início das transmissões das quartas de final pela internet, em parceria com a Globo.com. Dessa forma, explica Pessoa, é possível transmitir diversos jogos com horários conflitantes.

Outra mudança que vem sendo posta em prática há pelo menos dois anos é a valorização do rito da final da Copa. Ao contrário do Brasileirão, que por ter sua classificação em pontos corridos não conta com uma final formal, a Copa pode planejar um evento especial para esta etapa. A janela de oportunidade vem sendo tratada com os clubes e com a CBF, criando a possibilidade de realizar grandes eventos em torno dos dois jogos de encerramento do campeonato.

Parte da valorização deste jogos consiste, também, no buzz criado para o sorteio dos mandos de campo. Antes, essa data era meramente protocolar. Hoje em dia conta com transmissões no SporTV e é tratado pela organização do campeonato como evento televisivo.

Neste ano, os times que vão disputar a taça ainda não estão definidos, mas a organização para a data já está a pleno vapor. Gustavo Andrade, gerente de marketing da competição, apresentou durante o evento realizado na última segunda o Go Live, realizado em parceria com a Twitch, plataforma de streaming voltada a transmissões de entretenimento. “Vamos transformar um camarote do estádio em que for disputada a final em um estúdio. De lá, vamos transmitir tudo na Twitch – desde o pré-jogo até o fim da partida”, afirma o executivo.  A iniciativa é uma tentativa de aproximar o público gamer da competição. Segundo Andrade, não será mais possível contar apenas com a audiência gerada pela TV aberta, já que esse público tende a envelhecer e diminuir.

Outra frente explorada pelo campeonato neste sentido são as redes sociais. No Facebook, por exemplo, a Copa do Brasil é competição de chaves que mais engajou seu público na América Latina. Segundo dados da própria plataforma, o esforço digital alcançou cerca de 1,01% de engajamento com seu público, que é de 1,2 milhão de seguidores.

Para esse resultado, o Campeonato apostou na web-série Contos do Povo da Bola. “O projeto Contos foi tão assertivo que observamos um número de visualização na página muito maior do que o ano anterior, porque ele está sendo significante para as pessoas”, explica Felipe Kozlowski, responsável por parcerias esportivas do Facebook na América Latina.

O Twitter, por outro lado, aposta no engajamento a partir da votação do melhor jogador em campo, realizada nas fases mais adiantadas do campeonato. Essa iniciativa já existe há três anos, e alcançou 17 mil publicações somente neste ano. A expectativa da plataforma é que esse número cresça acentuadamente, uma vez que o pico de tweets deve ser durante a final.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Pesquisa realizada pela Teads ao lado da CNN Brasil revela critérios para a escolha de site de notícias, bem como sentimentos em relação a anúncios em veículos

  • Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Redação, estúdios, áreas operacionais e gestão da emissora funcionarão em prédio no Itaim Bibi, em São Paulo