Facebook investe em ferramentas de branded content

Buscar

Mídia

Publicidade

Facebook investe em ferramentas de branded content

O lançamento do Creator Day no Brasil visa ajudar criadores de conteúdo na plataforma na geração de receitas e engajamento de audiência

Luiz Gustavo Pacete
6 de novembro de 2018 - 8h00

Desde 2011 no Brasil, o Facebook levou um tempo até intensificar ações que o aproximassem do ecossistema de criadores de conteúdo da própria plataforma. Nos últimos anos, no entanto, a empresa vem acelerando as iniciativas que focam no fornecimento de ferramentas e parcerias com marcas anunciantes e também com os criadores de conteúdo. Essa aproximação foi ampliada, no último dia 24 de outubro, com a realização do primeiro Creator Day no Brasil, durante o Facebook Summit, evento anual da plataforma.

O programa foi desenvolvido para ajudar os criadores de vídeos a gerar receita e engajar a audiência de forma profissional e reúne dezenas de criadores de vídeo. Originalmente, a iniciativa foi criada nos Estados Unidos em junho. “Todo criador é único nas histórias que criam, nos fãs que fomentam e nas maneiras que constroem seus negócios. Estamos animados em trazer mais formas para ajudar criadores no Brasil a serem descobertos pelas marcas para novas colaborações de branded content”, diz Mauro Bedaque, líder de parcerias de entretenimento do Facebook para a América Latina.

Com as novas ferramentas do Creator Day,como a Brand Collabs Manager, os criadores da plataforma poderão configurar um perfil destacando interesses e melhores trabalhos em branded content recebendo o selo de parceiro sugerido. Nos últimos meses, a plataforma já havia lançado outras iniciativas para contribuir na produção de branded content. Entre elas, o Watch que possui uma aba de vídeo dedicada onde as pessoas podem descobrir e seguir os vídeos de seus criadores favoritos. Além do Creator Studio, local central para que páginas gerenciem suas informações e toda a sua biblioteca de conteúdo.

As ações de fomento ao branded content já vêm sendo testadas por exemplo por produtores de conteúdo como o casal Camila Masullo e Thiago Martinhão que criaram as Páginas Sal de Flor e FoodMakers montando um negócio de vídeos de receitas. A página já fechou parcerias com mais de 20 grandes marcas, como Ajinomoto, LG, Maizena e Ketchups Heinz.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Facebook

  • Marketing Digital

  • Branded Content

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”