Conselho do Facebook entra em defesa de Zuckerberg

Buscar

Conselho do Facebook entra em defesa de Zuckerberg

Buscar
Publicidade

Mídia

Conselho do Facebook entra em defesa de Zuckerberg

Reação defende executivos contra reportagem de tom crítico publicada pelo New York Times


16 de novembro de 2018 - 11h59

O conselho do Facebook divulgou uma nota defendendo a atuação do CEO, Mark Zuckerberg, e da COO, Sheryl Sandberg, a respeito dos problemas que a plataforma tem enfrentado recentemente. Uma reportagem crítica do New York Times desencadeou a reação.

Publicada nessa quinta-feira, 15, a matéria repercutiu uma coletiva à distância em que Zuckerberg apresentava as estratégias recentes do Facebook para gerir melhor a postagem de conteúdo e suas comunidades. Segundo a reportagem, os questionamentos foram incisivos sobre o papel da plataforma em casos envolvendo problemas como vazamento de dados e compartilhamento de fake news e o CEO foi “por vezes desafiante e por vezes conciliatório”. “A realidade de gerir uma empresa com 10 mil colaboradores é que você não fica sabendo de tudo que está acontecendo”, teria dito em certo momento.

O conselho, que vinha manifestando seu desejo por uma liderança mais independente, entendeu porém que Zuckerberg e Sheryl não podem ser gravemente responsabilizados:

“Como Mark e Sheryl deixaram claro em depoimento ao Congresso, a companhia foi devagar em identificar a interferência russa e muito devagar em tomar uma atitude. Nós do conselho realmente pressionamos para que respondessem mais rapidamente. Mas sugerir que eles sabiam sobre a interferência russa e tentaram ignorá-la ou evitar investigações sobre o que é aconteceu é, no mínimo, injusto. Pelos últimos 18 meses o Facebook, com o apoio de seu conselho, tem investido pesadamente em mais pessoas e melhor tecnologia para prevenir o mal uso de seus serviços, incluindo períodos eleitorais. Como mostraram as eleições legislativas dos Estados Unidos, eles conseguiram um progresso considerável e nós apoiamos seus esforços contínuos para combater esses abusos e melhorar a segurança.”

Quando repercutiram as manifestações de parte do conselho do Facebook sobre o afastamento de Zuckerberg, em outubro, não havia sido a primeira vez que uma moção daquele tipo era debatida. Nunca antes, porém, foi aprovada. Em abril de 2017, foi proposto que o próprio conselho indicasse um chairman independente, mas a ideia não prosperou. A conselheira Susan Desmond-Hellmann, CEO da Fundação Bill & Melinda Gates, foi indicada como mediadora entre os integrantes e Zuckerberg para endereçar o problema. A próxima reunião do conselho do Facebook é no ano que vem.

*Com Advertising Age e Bloomberg News

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital