“Uma boa história ainda é o que importa”

Buscar

“Uma boa história ainda é o que importa”

Buscar
Publicidade

Mídia

“Uma boa história ainda é o que importa”

A dupla de criativos Mau e Lu migram da publicidade para o entretenimento, movimento cada vez mais comum no mercado


14 de dezembro de 2018 - 12h48

Como em um casamento, trabalhos em dupla exigem confiança e respeito também na indústria da comunicação. Maurício Guimarães e Luciano Zuffo, responsáveis pela criação da produtora Sentimental Filmes ao lado de outros dois sócios, já entenderam, há tempos, que não existem planos de um ou do outro, mas sim aqueles que funcionam melhor para determinado produto, ideia ou cliente. Juntos por 18 anos, a dupla, mais conhecida como Mau e Lu, integram um time de profissionais de criação que protagoniza um dos mais recentes movimentos do mercado: o direcionamento de parte do trabalho para o setor de entretenimento. Apesar de 80% dos negócios da Sentimental Filmes ainda estarem focados em publicidade, a meta para 2019 é que o outro segmento chegue a 30% de receita. “O foco será publicidade, mas não podemos não olhar e não cuidar desse novo negócio”, afirma Mau.

Em 2000, o departamento de RTVC, voltado à produção audiovisual, da DM9, onde a dupla atuava, foi ampliado. Ao criar a área de cinema na agência, segmento integrante de RTVC focado em criatividade, a dupla nasceu. “No novo departamento, não só cuidávamos dos orçamentos e prazos, mas, principalmente, do desenvolvimento de roteiros, que vinham da criação, de um ponto de vista mais cinematográfico”, conta Mau. Os criativos eram responsáveis por um trabalho diário de decupagem de roteiros da agência, que aos poucos os fizeram perceber que estavam atuando como diretores. “Se por um lado isso era bom, pois azeitava os roteiros do ponto de vista da nossa criação, percebemos que estávamos cruzando a fronteira entre agência e produtora”. Dois anos depois, a dupla fundou a Sentimental Filmes e passou a angariar trabalhos de visibilidade.

 

“Nós sempre partimos do conceito que vem da agência para decuparmos nossos filmes, pensamos qual o melhor filme para aquela ideia, para aquele produto, não para mim ou para o Maurício”, diz Lu, da Sentimental Filmes (crédito: divulgação)

Segundo Mau, “uma boa história, bem contada, ainda é o que importa, em 30 segundo de um comercial, duas horas de um filme ou 12 capítulos de uma série”. No segmento publicitário, Lu destaca o mais recente trabalho da dupla, a “Mensagem de Final de Ano” feita para Globo. “Foi um trabalho que começamos a desenvolver em maio deste ano, junto com a área de comunicação da Globo, e foi filmado em setembro”, conta Lu, que ainda diz que essa produção foi um desafio por conta da dimensão do projeto. “Um cenário enorme, 270 celebridades entre atores e jornalistas”, acrescenta. Este foi o quinto ano seguido que os criativos realizam esse trabalho, em parceria com a emissora. Atualmente, Mau e Lu atendem Santander, para Y&R, e Rede Globo e Quaker, para AlmapBBDO.

Confira filme de fim de ano da Globo:

Apesar da forte atuação em publicidade, a dupla vislumbra o potencial do entretenimento. “O audiovisual brasileiro está se tornando um grande mercado e queremos fazer parte dele. Estamos nos estruturando para isso. Neste ano, conseguimos finalmente o investimento necessário que possibilitou dar start no desenvolvimento do primeiro longa de ficção da produtora, idealizado e dirigido pelo Guga Sander”, revela Mau. Para Lu, “os grandes players de video on demand chegaram para dar outra dinâmica ao mercado. Desenvolver conteúdo premium que seja aderente as grandes plataformas de streaming”.

No Paraíso com Gio Ewbank, com produção da Sentimental Filmes para GNT, estreia em janeiro de 2019 (crédito: divulgação)

O pé da Sentimental Filmes no entretenimento não é de hoje. A empresa já produziu os documentários Fla-Flu, para o cinema, e Surfar é Coisa de Rico, para Canal Off, e as séries Eu Me Movo, para SporTV, e Terrores Urbanos, para Play Plus e RecordTV.

Além disso, a partir de janeiro de 2019, os telespectadores de GNT, canal pago da Globosat, poderão conferir as aventuras vividas pela atriz e apresentadora Giovanna Ewbank e pelo seus convidados no arquipélogo brasileiro Fernando de Noronha. Com 16 episódios semanais, a obra No Paraíso com Gio Ewbank conta com produção da Sentimental Filme, dos sócios Maurício Guimarães e Luciano Zuffo, e direção de Paula Buarque. “Fomos convidados pelo GNT e pela Giovanna Ewbank à desenvolver a série. O maior desafio foi buscar um formato que explorasse o paraíso de Noronha, mas com algum conteúdo para mostrar. Não é uma série apenas de cenas bonitas”, diz Mau.

Mau afirma que o foco da produtora para 2019 é entrar de cabeça na estruturação da área de entretenimento. “Faremos isso, porque é um futuro que aponta como promissor, sem, é lógico, descuidar da publicidade que é o principal negócio da empresa”. De acordo com Lu, fazer publicidade, TV e projetos de entretenimento para marcas é o que coloca a Sentimental Filmes como um dos principais players de audiovisual do mercado. “A gente quer poder contribuir não só como sócios produtores, mas, principalmente, no que a gente ama fazer que é dirigir”, adiciona Lu.

*Crédito da foto no topo: Pixabay/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TV Cultura aposta em novo modelo de streaming com Cultura Fast

    TV Cultura aposta em novo modelo de streaming com Cultura Fast

    Atrações atuais e de acervo da emissora já estão disponíveis no canal 2067 da plataforma Samsung TV Plus

  • TV conectada: metade dos brasileiros já consome a tecnologia

    TV conectada: metade dos brasileiros já consome a tecnologia

    Pesquisa realizada pela Comscore, com patrocínio da Kivi, aponta que espectadores sentem-se inclinados a pesquisas sobre produtos exibidos na publicidade nesse meio