Produção brasileira quer mostrar seu DNA no Natpe 2019

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Produção brasileira quer mostrar seu DNA no Natpe 2019

Brazilian Content e Endemol Shine Brasil projetam tendências da participação nacional no evento


18 de janeiro de 2019 - 10h11

Cena de 3%, produção brasileira de repercussão global (Crédito: Reprodução)

Realizado anualmente em Miami (EUA), o Natpe é um dos maiores eventos de conteúdo televisivo em todo o mundo. Para as produtoras brasileiras, é uma grande oportunidade de conhecer e realizar negócios com parceiros latinos, hispânicos e norte-americanos. É também um lugar propício para apresentar projetos e buscar capacitação sobre as últimas tendências de mercado, televisão e conteúdo.

Neste ano, o encontro acontece de 22 a 24 de janeiro e deve contar com dez players de produção do mercado nacional, representados por 15 profissionais. Mais uma vez, a delegação do Brasil é comandada pelo Brazilian Content, programa de exportação da Bravi em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A comitiva conta com Formata, Movioca Content House, Sato Company, Teleimage, Endemol Shine Brasil, Moonshot Pictures, Chocolate Filmes, Glaz Entretenimento, Super8Prod e Story Productions.

Para Rachel do Valle, gerente executiva do Brazilian Content, não poderia haver melhor momento para a participação do mercado nacional. “As produtoras brasileiras vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado mundial, sendo reconhecidas pela sua capacidade de atrair público graças à sua qualidade e criatividade”, afirma.

No Natpe, grande parte dos canais abertos, programadores de TV fechada e principais plataformas buscam formatos, ideias originais e modelos de negócios que atendam às suas necessidades para o ano que está começando. “Todo evento de âmbito internacional para um país que realiza produções de alta qualidade, como é o caso do Brasil, é uma importante vitrine. No caso do Natpe, o evento é ainda mais essencial para a produção nacional porque possui um cenário focado no mercado latino-americano, que está cada vez em mais evidência no mundo”, explica Renato Martinez, content sales director da Endemol Shine Brasil.

Tendências
Questionada sobre o que a delegação brasileira pode levar como tendência para o evento deste ano, Rachel do Valle afirma que as produtoras nacionais têm começado a ampliar sua presença no mercado global de ficção. “Um dos principais destaques é a série “3%”, da Boutique Filmes, que quebrou barreiras e abriu novos caminhos para a internacionalização das nossas produções na área, situação antes concentrada quase que totalmente em produções da Globo”, analisa.

Outro ponto importante é a evolução do Brasil na exportação de formatos. “Acreditamos que, no Natpe, possamos ter resultados nesse setor. A Moonshot, por exemplo, leva para o evento os roteiros da terceira e quarta temporadas produzidas somente no Brasil de “Sessão de Terapia”. O conteúdo é uma produção original israelense, que teve duas temporadas nos Estados Unidos (pela HBO)”, lembra Rachel. Outro destaque nesse caminho é a Movioca Content House, indicada para o C21 International Format Awards com o reality de competição “Cozinhando no Supermercado” (branded content em parceria com o Grupo Pão de Açúcar).

O evento também conta com uma programação diversificada de conteúdo envolvendo inúmeros temas, como plataformas e OTT, desenvolvimento, marcas, entre outros. “Esse formato é ideal para promover o Brasil, divulgando cada vez mais nossa competência, criatividade, cultura, enfim, nosso DNA”, acrescenta Rachel. Um dos destaques da edição é a participação de Juliana Algañaraz, da Endemol Shine Brasil, no painel “LatAm Summit Part 4 – The Executive POV”, que tratará das produções latino-americanas, com temas como qualidade e aumento de público crescentes.

O Brazilian Content tem um estande no evento, que oferece apoio para as produtoras na área de divulgação, negócios e informações. “Esperamos promover o conteúdo feito no Brasil atraindo compradores ao nosso estande e permitindo, às produtoras nacionais, vender e fazer parcerias com os mercados latino, norte-americano e hispânico”, garante Rachel.

Quem também tem anualmente uma participação ativa no Natpe é a TV Globo. Neste ano, a emissora vai lançar diversas de suas obras para o mercado internacional. Entre elas, no cardápio estão novelas como “Segundo Sol”, “O Outro Lado do Paraíso”, “Orgulho e Paixão”, “Salve o Rei” e “O Tempo Não Para”, além de séries como “Onde Nascem os Fortes”, “Assédio”, “Se Eu Fechar os Olhos Agora” e “Carcereiros”.

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