Facebook vai informar quem coleta dados para anunciar

Buscar

Mídia

Publicidade

Facebook vai informar quem coleta dados para anunciar

Agências e fornecedores que manipulam as informações serão revelados pela plataforma

Renato Rogenski
8 de fevereiro de 2019 - 11h56

(Crédito: Reprodução/iStock)

A questão da transparência na coleta de dados de usuários para segmentar anúncios pode avançar nos próximos dias. A partir de 27 de fevereiro, o Facebook pretende permitir que as pessoas saibam quais empresas obtiveram suas informações para direcionar publicidade. Se evidentemente os usuários já sabem quais são os anunciantes por trás de cada peça, agora será possível também conhecer as companhias, incluindo as agências de propaganda, que coletaram os dados.

Com isso, o hoje já existente botão “Por que estou vendo isso?”, deve ganhar um acréscimo de informações. Na prática, toda vez que uma peça publicitária aparecer no feed de notícias, ficará mais fácil entender como aconteceu o direcionamento, incluindo informações do próprio usuário e do anunciante. Além disso, as pessoas também saberão quais são as empresas que usaram o e-mail ou o número de telefone para a segmentação, lembrando que esse recurso só é possível com a autorização do público.

“O ‘Por que eu estou vendo isso?’ vai exibir o nome do negócio que carregou a informação do usuário no Facebook e destacar qualquer compartilhamento de público personalizado que possa ter acontecido. Isso pode incluir o envolvimento de agências, desenvolvedores ou outros parceiros”, publicou o Facebook, em sua página dedicada a anunciantes.

Os novos recursos serão introduzidos aos poucos globalmente e ainda não têm data para começar a funcionar no Brasil.

Imagem de topo: Tim Bennett/ Unsplash

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Plataforma

  • dados

  • facebook

  • anúncios

  • informacoes

  • segmentar

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”