Google faz acordo com Cox para publicidade na TV

Buscar

Google faz acordo com Cox para publicidade na TV

Buscar
Publicidade

Mídia

Google faz acordo com Cox para publicidade na TV

Acordo com a empresa de mídia fará com que a TV do buscador chegue a 42 milhões de lares


9 de janeiro de 2012 - 3h30

 Se o Google quiser crescer, terá que investir, necessariamente, no orçamento de publicidade para TV e é por isso que está em curso a expansão do conteúdo original para o YouTube (os mais de 100 novos canais que o serviço de vídeo lançará este ano). Mas, isso não é suficiente. O Google deve aplicar o modelo de leilão de anúncios da internet também para a propaganda da TV e é isso que tem feito nos últimos cinco anos com o Google TV Ads.

Nesse contexto, o Google TV adicionou mais um pedaço de inventário para anúncios de TV ao fazer um acordo com a Cox Media, que é a divisão de anúncios da Cox Communications, que é a terceira maior operadora de TV a cabo nos EUA, com 6 milhões de assinantes. As empresas de cabo e de satélite têm feito esse movimento para vender uma parcela de anúncios como parte de seus negócios para redes de TV como CNN e MTV. Esse pacote das empresas gera, para o Google, um inventário de anúncios de TV muito bom, ainda que, por ora, restrito aos mercados cobertos pela Cox que incluem cidades como Las Vegas, Phoenix, San Diego e New Orleans. No entanto, o Google pode ter problemas com isso, sobretudo porque as redes de TV não confiam na empresa a ponto de acreditar que o buscador possam obter taxas altas de anúncios para o conteúdo da Google TV. Em outubro de 2010, o Google e a NBC Universal desfizeram um acordo de quase um ano pelo qual o Google vendia inventários de publicidade para alguns canais da NBC.

No entanto, o Google tem persistido e feito incursões em alguns distribuidores como o ViOS, da Verizon Communications, a DirecTV e, agora, a Cox. O Google também trabalha com a Viamedia, que opera as vendas de vários operadores de cabo pequenos dos EUA. O Google tem uma longa tradição de tentar quebrar os padrões da mídia tradicional e, mesmo após os esforços, não conseguiu vender seus anúncios em jornais, rádios e revistas. Mas, a TV é diferente por duas razões: o gasto é enorme e é para onde a maior parte dos dólares das marcas vai. Em segundo lugar, a TV é cada vez mais digital. Não é difícil imaginar que os aparelhos que estão à venda usarão as mesmas plataformas, vídeos e tecnologias da internet.

O Google diz que o contrato com a Cox dá alcance nacional de pouco mais de 40 milhões de domicílios nos EUA. Após cinco anos de esforços, esse número não impressiona mais ninguém, mas, ainda assim é significativo dadas as barreiras que o Google teve que superar. Mas, para as redes, o fato de o Google vir a controlar a propaganda na TV pode ser assustador. Contudo, com a fragmentação e o compartilhamento – do espectador, das redes e da tecnologia – parece quase inevitável que também a propaganda da TV o seja. Uma coisa é certa: o Google continuará tentando.

(*) Por Michael Learmonth, do Advertising Age.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura