Nova pesquisa revela hábitos da audiência

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Nova pesquisa revela hábitos da audiência

Ibope apresenta o Target Group Ratings, que interpreta dados do Peoplemeter segundo comportamento de consumo do Group Index


23 de maio de 2013 - 10h46

O Ibope lançou recentemente uma nova pesquisa capaz de cruzar dados de audiência com o perfil de consumo do telespectador. Batizada como Target Group Ratings (TGR), o produto qualifica os índices de televisores ligados fornecidos pelo Peoplemeter segundo dados obtidos pelo Target Group Index.

“É uma fusão de bases de dados diferentes, ambas com muitas informações, que possibilitam interpretar comportamentos de uma população”, diz Dora Câmara, diretora regional Brasil do Ibope Media. Além de saber o nível de audiência e o perfil genérico fornecido pelo Peoplemeter (gênero, idade, classe econômica, região, presença de crianças e se é pay TV), é possível determinar preferências do telespectador que vão desde a prática esportiva preferida até o uso de cartão de crédito.

“São muitas as análises possíveis. O grande mérito é possibilitar um planejamento de mídia que vai além da quantidade, observando também o comportamento”, afirma Dora. “É possível fazer uma campanha de prevenção de câncer de mama focada em quem não tem informação sobre isso”, exemplifica a executiva. “Por meio do Group Index, o mídia pode buscar pessoas que fazem exames periódicos e direcionar sua estratégia às mulheres do grupo restante”.

Esses filtros ajudam a determinar a programação preferida segundo o comportamento de telespectadores e aprimoram o cálculo de GRP, a probabilidade de audiência e o alcance da ação segundo o target. Se a ideia é divulgar um novo produto, é possível indicar os influenciadores de audiência, capazes de colaborar na propaganda boca-a-boca.

A metodologia do TGI é probabilística: entrevistadores vão a campo procurar por indivíduos que correspondam a um levantamento socioeconômico prévio daquela população. Uma bateria de perguntas é realizada ao vivo, outra é respondida em questionário deixado no domicílio. A amostragem é atualizada mensalmente e abrange mais de 20 mil pessoas no Brasil, separados entre as categorias do Consolidado Dez Mercados: Grande São Paulo, Grande Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Distrito Federal, Fortaleza e Campinas.

A meta do instituto é vender o serviço como complemento às medições já realizadas. “Queremos facilitar a vida do cliente, portanto esses novos dados poderão ser calculados diretamente do Media Work Station, por meio do mesmo software”, diz Dora. Por entender que certo nível de informação é interpretado melhor à distância, o TGR não substitui as outras medições do Ibope. 

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