Jornalismo aposta em agenda positiva

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Jornalismo aposta em agenda positiva

AFP-Relaxnews reforça cardápio de produtos com enfoque otimista, como o Boas Notícias, da Band News TV, e o pioneiro Good News, da Rede TV


25 de junho de 2013 - 5h22

A agência France-Presse lança no Brasil nessa quarta-feira, 26, o serviço AFP-Relaxnews, dedicado a produzir em vídeo, foto e texto material sobre entretenimento, turismo e lazer. Será o primeiro escritório da empresa a produzir esse conteúdo em português e fornecê-lo em outras línguas.

Segundo Emmanuel Hoog, presidente da AFP, o País representa um mercado potencial diante da grande quantidade de turistas que deve receber nos próximos três anos. “Além disso, o interesse em serviços em língua portuguesa está aumentando”, afirma o executivo.

O investimento também reflete a tendência de noticiário de agenda positiva. A Band News TV lançou, em 27 de maio, dois quadros com esse tipo de abordagem: Boas Notícias e Por um Brasil Melhor. Segundo Humberto Candil, diretor responsável da emissora, o noticiário cotidiano de hard news não costuma ser generoso com assuntos mais leves, o que levou à criação de “um campo demarcado na pauta, para que a gente procurasse histórias inspiradoras também com um ponto de vista mais otimista”.

O Boas Notícias foi concebido pelo âncora Nelson Gomes, que também apresenta o novo quadro. “No começo da década de 1990, o ‘seu’ João, pai de Johny (Saad, atual presidente da Band), queria que todos os telejornais fechassem com boas notícias”, lembra-se Gomes. “A ideia não durou muito tempo, pois a oferta de notícia pesada no dia-a-dia foi esmagando essa outra pauta. Só sobraram matérias de entretenimento e música.” Em 2012, Gomes resolveu recuperar a ideia e a ofereceu a Humberto Candil, diretor responsável da Band News TV, que logo acatou. “A aceitação tem sido boa. Muitos telespectadores entram em contato agradecendo o fato de destacarmos que o mundo não é só tragédia”, diz Gomes.

No Brasil, um dos pioneiros do formato é o Good News, da RedeTV, no ar desde 2007. Hoje dedica-se mais a pautas ambientais e sustentabilidade, mas o programa ainda reserva espaço a reportagens sobre empreendedorismo. Um dos principais quadros é o repórter-piloto, capitaneado por Jacques Gomes Filho, que leva um hidroavião a vários cantos do Brasil para produzir reportagens especiais. O sucesso da atração pode gerar um spin off, segundo o superintendente de jornalismo e esporte da emissora, Américo Martins.

A íntegra desta matéria está publicada na edição 1565, de 24 de junho, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets do Meio & Mensagem

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