Mídia
Novo crowdfunding foca em canais do YouTube
TubeStart quer auxiliar no lançamento de canais de vídeos na internet por meio de financiamento coletivo e pré-assinaturas
TubeStart quer auxiliar no lançamento de canais de vídeos na internet por meio de financiamento coletivo e pré-assinaturas
Meio & Mensagem
21 de agosto de 2013 - 5h20
Foi lançado oficialmente nesta terça-feira, 20, o TubeStart, considerada a primeira ferramenta de crowdfunding dedicada a projetos de audiovisual para internet. A plataforma pretende fazer uma ponte entre fãs e produtores de vídeos para facilitar o financiamento de canais no YouTube.
Concebida pelo engenheiro e consultor austríaco Josef Holm e pelo humorista americano Claude Shires, a ideia nasceu quando eles tentaram capitalizar um canal de comédia no YouTube, o StandUpBits. Na ocasião, perceberam que faltavam recursos para financiar um projeto com bom potencial de audiência. Apesar dos anúncios de sobreposição ou in-stream, gerados automaticamente pelo YouTube a partir do número de views, os custos de produção e edição de vídeo em alta qualidade excediam a receita publicitária.
O TubeStart quer auxiliar a fidelizar audiência. A plataforma mantém uma comunidade de criadores e de fãs que se organizam conforme projetos de financiamento. Os apoiadores terão direito – assim como em outros projetos colaborativos – a conteúdo exclusivo e a recompensas conforme sua participação na campanha.
Inicialmente, a plataforma funciona nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Por meio de um registro no site, os produtores podem gerar projetos de financiamento que vão de US$ 500 a US$ 500 mil, ou campanhas de assinaturas de canais, entre US$ 5 e US$ 150 mensais. Esse formato não deve retirar receitas obtidas com AdSense e outros anúncios. Haverá também promoção e curadoria dos melhores projetos entre a vastidão de conteúdo do YouTube.
Veja abaixo o vídeo de apresentação do TubeStart:
Compartilhe
Veja também
X, de Musk, lançará aplicativo para TV conectada
De acordo com anúncio feito na própria plataforma, o novo app do X deverá chegar em breve na maioria das Smart TVs
Globo garante três patrocinadores para exibição de show de Madonna
Itaú, Heineken e Nivea adquirem as cotas para aparecerem na apresentação da cantora, que acontece no próximo dia 4, na Praia de Copacabana