Marcas da Fifa ficam na Copa da Globo

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Marcas da Fifa ficam na Copa da Globo

Cinco dos oito cotistas da transmissão da Copa do Mundo na emissora são parceiros oficiais da Fifa; plano deve render US$ 1,438 bilhão à emissora


23 de agosto de 2013 - 4h13

A Copa do Mundo já começou na TV Globo. A menos de um ano do apito inicial do mais importante torneio de futebol do planeta, a emissora já negociou as oito cotas de patrocínio que colocou no mercado em maio para a transmissão dos jogos.

Dos oito patrocinadores do projeto Copa do Mundo, cinco são parceiros globais da Fifa: Johnson & Johnson, Coca-Cola, Hyundai, Oi e Ambev – esta última, na verdade, apoia a Fifa com a Budweiser, uma das marcas da companhia AB InBev. Desde quando lançou seu plano comercial, a Globo esclareceu que os anunciantes da Fifa teriam até o início de agosto para manifestar interesse pela aquisição de suas cotas de patrocínio.

Além das parceiras da Fifa, também entraram no projeto da Copa do Mundo da Globo o Itaú (tradicional parceiro do futebol da emissora), a Nestlé e o Magazine Luiza. O preço de tabela de cada uma das cotas de patrocínio da Copa na emissora era de R$ 179,8 milhões. Se forem considerados esses valores, estima-se que apenas esse pacote renderá à Globo um montante superior a US$ 1,438 bilhão.

Conflitos em campo
A necessidade de dar preferência aos patrocinadores da Fifa foi a principal razão que fez a emissora atrasar a apresentação do plano comercial ao mercado brasileiro, que era aguardado desde o final de 2012. Por ter um time de patrocinadores fiel às suas transmissões de futebol, a Globo teve de articular uma maneira de atender às exigências da Fifa sem, contudo, deixar seus anunciantes de fora da transmissão.

Uma das saídas para esse conflito foi a divisão da temporada de futebol 2014 em duas partes: uma especificamente para a Copa do Mundo (para contemplar os anunciantes da Fifa) e outra para os demais campeonatos nacionais e continentais exibidos ao longo do ano.

Para esse segundo pacote, a Globo também já negociou todas as seis cotas de patrocínio colocadas à venda. As mesmas marcas deste ano – Ambev, J&J, Coca-Cola, Itaú, Vivo e Volkswagen – garantiram presença em 2014, adquirindo cada uma das cotas de patrocínio, cujo valor de tabela era de R$ 185,5 milhões.

Ou seja: dos parceiros tradicionais da Globo, apenas Vivo e Volkswagen não puderem participar da Copa do Mundo justamente por conflitarem, pelos respectivos segmentos de atuação, com Oi e Hyundai – cotistas da Fifa que também quiseram participar da transmissão da Globo.

Por ser a emissora oficial da Copa do Mundo no Brasil, é a TV Globo que cederá as imagens do torneio para todas as redes de televisão do planeta. Por conta dessa regra, a Fifa exige que seus patrocinadores tenham, também, preferência na aquisição de pacotes comerciais na emissora oficial.
 

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