Pesquisa traça relação entre torcedor e mídia

Buscar

Pesquisa traça relação entre torcedor e mídia

Buscar
Publicidade

Mídia

Pesquisa traça relação entre torcedor e mídia

Estudo da Rádio Globo e da Box1824 também revela como os diferentes perfis de torcedores se relacionam com as marcas que patrocinam futebol


30 de setembro de 2013 - 1h54

 A Rádio Globo e a agência de pesquisa Box1824 apresentam ao mercado um amplo estudo sobre o perfil do torcedor de futebol brasileiro e seu relacionamento com a mídia e com anunciantes. Entre os resultados mais reveladores, estão a diversificação de público, principalmente entre mulheres, que já são 43% dos frequentadores de estádios, e a alta penetração de TV paga, assistida por 83% dos torcedores, o segundo veículo mais preferido.

TV aberta ainda é o principal canal para acompanhar os jogos, segundo 96% dos torcedores, seguido por rádio, com 55%. Internet tem 53% da audiência e mobile, 4% – 39% vão ao estádio pelo menos uma vez ao mês, e destes, 50% acompanham a partida também pelo rádio.

Sobre as marcas atreladas ao futebol, 64% dos respondentes afirmam se lembrar das empresas que patrocinam seu time. Cerca de 20% dizem preferir adquirir marcas e serviços relacionados ao seu time, 8% não dão preferência a empresas veiculadas a equipes adversárias e 3% se recusam a comprar produtos que patrocinem outros times.

Entre os frequentadores de estádios, 73% dizem ter prestado atenção nas marcas das tabuletas no gramado; enquanto 56% são impactados pelas distribuições de brindes e 53% pelas marcas expostas nas camisetas dos jogadores. Entre a audiência eletrônica, 79% se recordam das empresas que patrocinam as transmissões.

A pesquisa também traçou quatro diferentes perfis de torcedores e sua relação com mídia. O “cientista” compõe 26% dos torcedores e se diferencia por gostar de futebol em si, ainda mais que seu time de coração. Analítico, é o perfil que mais acompanha noticiário sobre futebol, em meios complementares. O “religioso” é o apaixonado pelo seu time e compõe 27% dos torcedores. Ele consome conteúdo sobre o time à medida que o dia da partida vai se aproximando e prefere assistir pela TV, junto de familiares, e acompanha mesas-redondas depois dos jogos. O “tribal” é o perfil que mais vai a estádios e compõe 17% dos torcedores. Também são os que mais se conectam com as marcas de seu time – 31% preferem produtos dessas empresas na hora da compra. Por fim, há o “festeiro”: 26% dos torcedores, eles gostam de ver jogos em bares (65%) ou na casa de amigos (79%). Como pensam no futebol como um evento social, são os mais dispersivos quanto à influência da mídia.

O estudo foi conduzido em duas fases, uma qualitativa desenvolvida pela Box1824 e uma quantitativa pela Qualibest. Na primeira, mais de 300 entrevistas foram realizadas em 60 diferentes cenários, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na segunda, foram 900 questionários online, também com torcedores de ambas as cidades.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google: a IA generativa como motor de negócios

    Google: a IA generativa como motor de negócios

    No evento Think with Google, big tech reuniu executivos para dar luz às novas oportunidades de negócios proporcionadas pela IA, sobretudo no marketing

  • The Content Group lança programa de formação de creators

    The Content Group lança programa de formação de creators

    Programa visa formar criadores de conteúdo capazes de buscar insights em dados, criar ideias e executá-las