JCDecaux compra espanhola Cemusa

Buscar
Publicidade

Mídia

JCDecaux compra espanhola Cemusa

Empresa francesa, que opera os relógios de rua paulistanos, deve pagar cerca de ? 80 milhões por 100% dos ativos


19 de abril de 2014 - 4h42

A multinacional francesa JCDecaux anunciou a compra de 100% da operadora de mídia exterior Cemusa. A empresa pertence à gigante espanhola da construção civil FCC e possui mobiliário urbano em 13 países, como Brasil, Portugal, Itália e EUA.

O negócio, que ainda aguarda a avaliação de órgãos reguladores, foi acordado em € 80 milhões, o equivalente a R$ 110,82 milhões, segundo fontes do mercado. Em comunicado, a JCDecaux anunciou que espera concluir a compra até o fim deste ano – até lá, as companhias continuam sendo concorrentes em seus respectivos mercados. A empresa espanhola já procurava comprador para a Cemusa desde maio do ano passado e o banco BNP Paribas cuidava da operação – a meta era cortar 34% de seus ativos em até dois anos para reduzir a dívida da FCC.

A Cemusa cobre, no Brasil, as maiores partes do mobiliário de Brasília, Manaus, Rio de Janeiro e Salvador. Até o início deste ano, também operava Belo Horizonte, até terminar o contrato. Em outras regiões do planeta, alguns de seus maiores contratos são de mídia digital em aeroportos como Barcelona e Madrid e de mobiliário urbano, como em Nova York. A empresa, que também tem negócios em Portugal e Itália, registou em 2013 receita de € 142 milhões.

A JCDecaux já havia adquirido, em novembro de 2013, 85% da Eumex, empresa mexicana de mídia exterior com operações em nove países latino americanos. Na época, a francesa anunciou que se tornava a maior empresa de mídia exterior do continente, onde passou a operar mais de 36 mil faces.

Em 2013 a JCDecaux atingiu receitas de R$ 8,45 bilhões. No Brasil, a empresa opera mobiliário urbano em Salvador e, desde o ano passado, tem a outorga por 25 anos dos mil relógios de rua digitais de São Paulo, pela qual pagou R$ 300 milhões.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    Plataforma convida usuários a postarem conteúdo sobre o festival; os autores dos mais criativos ganharão ingressos para o evento

  • Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Com o comunicado, o Instagram anuncia também stories com teasers para não-assinantes e outras ferramentas em fase de testes