Circulação de revistas recua 3% em 2013

Buscar

Circulação de revistas recua 3% em 2013

Buscar
Publicidade

Mídia

Circulação de revistas recua 3% em 2013

Balanço do IVC, no entanto, aponta bom desempenho das edições digitais das publicações


20 de abril de 2014 - 3h20

No ano passado, as revistas brasileiras tiveram uma queda de 3,1% em sua circulação média. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 20, pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) e abrangem todos os títulos a ele filiados, considerando tanto o desempenho das publicações impressas como das respectivas versões digitais.

Segundo o relatório, a circulação das revistas vendidas por assinatura ficou praticamente estável em relação ao ano de 2012, com um pequeno recuo de 0,04%. Já a circulação das publicações avulsas sofreram uma forte queda de 9,2%.

As publicações mensais foram as que mais perderam em circulação: queda de 5,3%. Já as quinzenais e semanais apresentaram, em 2013, uma circulação média 2% menor do que a registrada no ano anterior. O Meio & Mensagem já havia feito uma análise dos dados das revistas semanais, com base nos dados disponíveis no site do IVC, apontando uma queda de 2,7% na circulação média.

Apesar da retração na circulação média geral, os dados do IVC são mais otimistas quando se analisa separadamente o desempenho das edições digitais das revistas. Ao considerar somente o universo digital, o instituto aponta um crescimento de 3,1% em comparação com o ano de 2012. O presidente executivo do IVC, Pedro Silva, disse, em comunicado, que a tendência de consumo das revistas nas plataformas digitais é crescente.

Por conta desse crescimento do consumo digital, o IVC anuncia, que, desde o início deste ano, está montando um banco de dados de informações sobre o consumo sobreposto de revistas (ou seja, dos leitores que assinam tanto as versões impressa como as digitais).

Inter-Meios
Em relação ao faturamento obtido com publicidade, o cenário das revistas também foi negativo em 2013. O meio angariou um faturamento total de R$ 1,77 bilhão no ano passado, quantia 7,55% menor do que a obtida no ano anterior, de acordo com o Projeto Inter-Meios.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Com o comunicado, o Instagram anuncia também stories com teasers para não-assinantes e outras ferramentas em fase de testes

  • Canal Meio recebe investimentos e planeja streaming

    Canal Meio recebe investimentos e planeja streaming

    Com o movimento, Arminio Fraga, investidor e ex-presidente do Banco Central do Brasil, passa a ser sócio minoritário da companhia e membro do Conselho de Administração