Futura e Lokaalmondiaal criam programa

Buscar
Publicidade

Mídia

Futura e Lokaalmondiaal criam programa

Brasil Além trará reportagens que mostrarão o país além dos gramados


25 de abril de 2014 - 1h01

Fruto de uma parceria com a organização holandesa Lokaakmondiaal, entra no ar na grade do Futura este ano o programa Brasil Além. A atração trará uma série de reportagens feitas por estudantes de jornalismo brasileiros e europeus. A ideia é apresentar o país sede da Copa do Mundo mas sob uma ótica além do esporte.

“Esse projeto coroa um longo processo de reestruturação do Núcleo de Jornalismo do Canal Futura, tornando-se a primeira coprodução internacional específica da área", explica João Alegria, gerente de programação, jornalismo e engenharia do Futura.

Ao longo deste ano, a iniciativa vai promover o intercâmbio entre 63 estudantes de jornalismo brasileiros e europeus, de países como Holanda, Bélgica, Alemanha, Bulgária, Portugal e Inglaterra. A ideia é que eles produzam reportagens sobre temas atuais em destaque fora dos gramados, mas nos estados onde acontecerão os jogos do mundial.

O resultado do trabalho, que terá cerca de 80 matérias jornalísticas, será exibido no Futura e nos seis países da Europa que participam da produção do programa. Um primeiro time de estudantes de jornalismo, com 23 universitários, já visitou as seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Ilhéus (BA), Novo Hamburgo (RS), Ouro Preto (MG), Umuarama (PR), Ribeirão Preto (SP) e Rio Branco (AC).

Outras duas etapas de viagem estão programadas para acontecer este ano para que o restante das reportagens seja produzida. Entre as pautas trabalhadas estão os "rolezinhos", a Mídia Ninja e os Black Blocs, a campanha eleitoral, o racismo no futebol, a cultura na região amazônica e a qualidade do transporte público.

A Lokaalmondiaal é uma organização holandesa que promove debates em diversas áreas da comunicação e atua na formação de profissionais de jornalismo, por meio do programa internacional de treinamento de jornalistas Beyond Your World. O BYW já desenvolveu ações em outros países, como Marrocos, África do Sul, China, Filipinas e Indonésia. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo amplia receita de publicidade e tem lucro de R$ 838,7 milhões em 2023

    Globo amplia receita de publicidade e tem lucro de R$ 838,7 milhões em 2023

    Balanço da Globo Comunicação e Participações revela receita total de R$ 15,13 bilhões ao longo do ano anterior

  • Hulu entra no aplicativo Disney+ nos Estados Unidos

    Hulu entra no aplicativo Disney+ nos Estados Unidos

    A união vem com uma marca nova do Disney+, que inclui um novo logotipo e uma nova paleta de cores, que une o verde do Hulu e o azul do Disney+