Mídia
Facebook pode virar banco digital na Europa
Rede social aguarda autorização do banco central irlandês para atuar como ferramenta de transferência, pagamento e depósitos
Rede social aguarda autorização do banco central irlandês para atuar como ferramenta de transferência, pagamento e depósitos
Meio & Mensagem
15 de abril de 2014 - 10h42
Não bastasse funcionar como diário digital de centenas milhões de pessoas, com fóruns de debates, álbum de vídeos e fotos e sistema de mensagens instantâneas, agora o Facebook também quer se tornar um banco eletrônico. A rede social aguarda autorização do banco central da Irlanda que permitirá aos seus usuários depositarem dinheiro num sistema financeiro que incluirá pagamentos, transferências e remessas ao exterior.
Caso receba a aprovação, os valores depositados serão convertidos numa espécie de e-money, que poderá ser usado em toda Europa. Segundo o Financial Times, a ilha britânica é estratégica para inovações financeiras desse gênero, concentrando muitas empresas do setor, beneficiadas por um fuso horário favorável a negócios mais ao oriente ou ocidente e pelo sistema monetário unificado da Zona do Euro.
De olho nas divisas de e-commerce, outras multinacionais como Google, Alibaba e Tencent desenvolveram sistemas de pagamento móvel. O gigante de buscas já conseguiu homologar sua proposta no Reino Unido, a modo do que tenta agora fazer o Facebook. Por sua vez, a rede de Mark Zuckerberg já havia obtido permissão do governo americano para fazer algumas transações envolvendo pagamentos por aplicativos.
Além da concessão do BC irlandês, o Facebook tem discutido parcerias com startups inglesas que oferecem soluções em remessas internacionais online e transações via smartphones. Segundo o FT, foram sondadas, especificamente, TransferWise, Moni Technologies e Azimo – um dos fundadores desta teria sido assediado pela rede social para dirigir sua área de negócios financeiros.
Compartilhe
Veja também
Hulu entra no aplicativo Disney+ nos Estados Unidos
A união vem com uma marca nova do Disney+, que inclui um novo logotipo e uma nova paleta de cores, que une o verde do Hulu e o azul do Disney+
Como o Google usa a IA para garantir a segurança em anúncios
Sofisticação da tecnologia, sobretudo com os grandes modelos de linguagem, permite evolução da segurança contra golpes e fraudes, protegendo usuários e anunciantes