Facebook pode virar banco digital na Europa

Buscar

Facebook pode virar banco digital na Europa

Buscar
Publicidade

Mídia

Facebook pode virar banco digital na Europa

Rede social aguarda autorização do banco central irlandês para atuar como ferramenta de transferência, pagamento e depósitos


15 de abril de 2014 - 10h42

Não bastasse funcionar como diário digital de centenas milhões de pessoas, com fóruns de debates, álbum de vídeos e fotos e sistema de mensagens instantâneas, agora o Facebook também quer se tornar um banco eletrônico. A rede social aguarda autorização do banco central da Irlanda que permitirá aos seus usuários depositarem dinheiro num sistema financeiro que incluirá pagamentos, transferências e remessas ao exterior.

Caso receba a aprovação, os valores depositados serão convertidos numa espécie de e-money, que poderá ser usado em toda Europa. Segundo o Financial Times, a ilha britânica é estratégica para inovações financeiras desse gênero, concentrando muitas empresas do setor, beneficiadas por um fuso horário favorável a negócios mais ao oriente ou ocidente e pelo sistema monetário unificado da Zona do Euro.

De olho nas divisas de e-commerce, outras multinacionais como Google, Alibaba e Tencent desenvolveram sistemas de pagamento móvel. O gigante de buscas já conseguiu homologar sua proposta no Reino Unido, a modo do que tenta agora fazer o Facebook. Por sua vez, a rede de Mark Zuckerberg já havia obtido permissão do governo americano para fazer algumas transações envolvendo pagamentos por aplicativos.

Além da concessão do BC irlandês, o Facebook tem discutido parcerias com startups inglesas que oferecem soluções em remessas internacionais online e transações via smartphones. Segundo o FT, foram sondadas, especificamente, TransferWise, Moni Technologies e Azimo – um dos fundadores desta teria sido assediado pela rede social para dirigir sua área de negócios financeiros.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também